Apesar do facto do SoC Exynos 2200 ter desiludido um pouco, devido às grandes expetativas que tinha em cima (supostamente iria ser um processador revolucionário, o “the next big thing”), a verdade, é que existe muito potencial ainda por descobrir neste pequeno chip.
Afinal de contas, se a Steam Deck é exemplo, em termos de potência gráfica, temos aqui muito para descobrir… O GPU parece ser mesmo muito similar!
GPU do Exynos 2200 é muito parecido ao GPU da Steam Deck
Portanto, de acordo com alguns dados recentemente recolhidos, o GPU que podemos encontrar no Exynos 2200, o processador que dá vida à gama de aparelhos Galaxy S22 Europeia, parece ser uma variante do GP Van Gogh. O mesmo chip que podemos encontrar na muito recentemente lançada consola portátil Steam Deck da Valve.
O nome não é o mesmo, visto que o GPU do SoC Exynos 2200 se chama Xclipse 920, mas existem várias referências, especialmente ao chip base que dá vida ao GPU (MGFX0). Entretanto, apesar do facto de o GPU do Exynos ser uma versão capada, visto que conta ‘apenas’ com 384 processadores stream. Isto, em vez dos originais 512 da versão original.
O que por sua vez parece dar mais força à possibilidade que a arquitetura RDNA 2 está esganada com falta de frequências mais altas, e claro, energia. Porque, verdade seja dita, na Steam Deck, o APU AMD está a fazer um brilharete.
Mas como nem tudo pode ser mau, com tanto potencial no GPU… É muito provável que no futuro, a Samsung seja capaz de oferecer um SoC realmente capaz de oferecer uma performance digna de todos os rumores e ‘leaks’ dos últimos meses.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha o assunto interessante? Não seria excelente ter uma arquitetura adotada em massa. De forma a termos acesso a conteúdo ainda mais avançado, no mundo dos smartphones? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!