Gosta de andar rápido? É que vêm aí os limitadores de velocidade

A partir de 2022, segundo uma decisão do Parlamento Europeu, vai ser obrigatório a implementação de um limitador de velocidade em todo e qualquer carro, seja este um veículo a combustão ou elétrico.

Além disto, vamos também começar a encontrar uma espécie de caixa negra no nosso carro, para o registo de consumos, entre outras coisas. Em suma, tudo um esforço para diminuir a sinistralidade nas estradas Europeias… Afinal de contas, apenas em 2017 tivemos 25.300 vítimas fatais e mais de 135.000 feridos.

Gosta de andar rápido? É que vêm aí os limitadores de velocidade

limitador

Portanto, o limitador de velocidade é no fundo um sistema que permite pré-programar a velocidade máxima do carro em que o módulo é equipado. Dito isto, o aparelho apenas irá atuar quando o condutor excede o limite pré-estabelecido.

Assim, é diferente do Cruise Control por não obrigar o condutor a andar sempre à mesma velocidade que foi estabelecida.

Além disto, também é possível limitar a velocidade de forma automática, utilizando uma câmara capaz de reconhecer o limite de velocidade de cada via. Ou seja, se estiver numa localidade o limite passará automaticamente para 50Km/h, enquanto que na auto-estrada o limite irá mudar também de forma automática para os 120Km/h.

Este é um dos primeiros passos possíveis, para um futuro cada vez mais seguro nas estradas

Com a tremenda evolução tecnológica dos últimos anos, é provável que num futuro não muito distante também possamos encontrar alcoolímetros a impedir a ignição do carro. Travões automáticos de emergência, e até caixas negras como as que podemos encontrar nos aviões comerciais.

Em suma, além das evoluções a nível de motorização, conforto e novidades multimédia dos novos carros. Também vamos receber muita coisinha nova para garantir aos condutores uma viagem segura entre um qualquer ponto A e B.


Gosta de andar rápido? É que vêm aí os limitadores de velocidade – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário