Google tem a solução quando o Windows 10 acabar este ano!

Em outubro de 2025, a Microsoft deixará oficialmente de suportar o Windows 10. Isto significa que vai deixar milhões de computadores sem actualizações de segurança ou novas funcionalidades. Mas a Google previu isso e já tinha um plano de reserva e que realmente funciona muito bem. Só precisa praticamente de um pendrive e claro está de um computador. Assim o ChromeOS Flex é a solução Google quando o Windows 10 acabar este ano.

Esta é realmente uma boa solução mas não é apenas quando o Windows 10 acabar. É uma grande opção se o seu computador está a ficar demasiado lento ou já não recebe actualizações. Isto para além de resolver o problema a todos aqueles que não podem atualizar para o Windows 11.

De acordo com a Google, o ChromeOS Flex não é apenas um substituto. Assim é uma atualização. Pode ser instalado em dispositivos Windows e Mac, prometendo tempos de arranque mais rápidos (apenas seis segundos!) e actualizações automáticas para manter as coisas a funcionar sem problemas.

google tem a solução quando o windows 10 acabar este ano!
Screenshot

Uma das suas maiores vantagens é a sua ampla compatibilidade com computadores mais antigos. A Google afirma que funciona na maioria dos modelos mais comuns dos últimos dez anos. No entanto nem todos os dispositivos estão oficialmente certificados. Para evitar surpresas, pode consultar a lista oficial de máquinas suportadas pela Google.

O que precisa?

Antes de se aventurar a instalar o novo sistema operativo há algumas coisas que tem de saber.

Um PC ou Mac antigo

Obviamente, vai precisar de um computador para testar o ChromeOS Flex. Este sistema leve foi concebido para funcionar em milhares de dispositivos diferentes, e a Google tem uma lista completa de modelos certificados se quiser jogar pelo seguro. Dito isto, a maioria dos PCs a partir de 2010 deve funcionar perfeitamente. O mínimo necessário? Um processador Intel ou AMD, 4 GB de RAM e 16 GB de armazenamento – nada de muito sofisticado.

Criar o instalador do ChromeOS Flex

Necessitará de outro computador em funcionamento para transferir o ChromeOS Flex e criar um instalador USB de arranque. Se o seu PC antigo ainda estiver a funcionar, pode utilizá-lo também para este passo, pois o que é melhor do que um computador antigo a ajudar a reanimar outro computador antigo?

google tem a solução quando o windows 10 acabar este ano!
Screenshot

Um browser que possa aceder à Chrome Web Store

Para instalar o Utilitário de recuperação do Chromebook e transferir o ChromeOS Flex, necessita de um browser que funcione bem com a Chrome Web Store. O Google Chrome, o Microsoft Edge, o Vivaldi e até mesmo o Opera são suficientes. Mas não tente usar o Internet Explorer – foi retirado por algum motivo.

Pendrive com pelo menos 8 GB de espaço

Este será o seu suporte de instalação para o ChromeOS Flex. Se tiver uma unidade USB 3.0, melhor ainda.

Acesso à BIOS no seu portátil antigo

Terá de aceder à BIOS para que o seu portátil possa arrancar a partir do instalador USB do ChromeOS Flex. Se o seu dispositivo estiver bloqueado por palavra-passe, certifique-se de que elimina essa situação antes de começar – caso contrário, irá deparar-se com um obstáculo antes mesmo de começar a trabalhar!

O seu computador consegue lidar com o ChromeOS Flex?

O processo de instalação não é complicado. Primeiro, crie um instalador USB utilizando o Utilitário de recuperação do Chromebook. Em seguida, arranque o computador a partir da unidade USB e, por fim, siga os passos de configuração. Com apenas alguns cliques, estará a executar o ChromeOS Flex em vez de ter de lidar com um sistema desatualizado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também