Google vai mexer e muito nas notificações do Chrome!

Todos queremos estar no nosso computador da forma mais descansada possível e para que isso aconteça, pelo menos em parte, a Google está a trabalhar para reduzir o número de notificações indesejadas do Chrome. Ou seja, vai bloquear as notificações de websites que a empresa considera disruptivas.

Google vai mexer e muito nas notificações do Chrome!

As notificações no Google Chrome são para várias pessoas um problema. Isto apesar de serem os utilizadores a dar permissão para as receberem. Seja como for há dias em que parece que todos se lembram de enviar notificações ao mesmo tempo e é isto que incomoda as pessoas.

- Advertisement -

notificações do Chrome

Entre websites que pedem sempre permissão para usar cookies e apps pode ser fácil dar um clique em “Permitir” sem pensar. Assim sem darmos conta o nosso Chrome pode começar a receber sempre informações de um site de que já nem nos lembramos. Se for um site com conteúdos perigosos as coisas podem ser ainda piores.

A Google já mexeu em algumas coisas nos últimos anos, “silenciando” a solicitação de notificações de sites que abusam delas ou pedem permissão de forma enganosa.

Agora há uma abordagem mais forte para combater o spam. De acordo com uma nova alteração de código, o Chrome em breve poderá revogar de forma automática a permissão de um site para enviar notificações e bloquear quaisquer tentativas futuras de pedir a permissão.

A principal diferença aqui é que mesmo que tenha por acidente permitido notificações de um site prejudicial, o Chrome irá intervir e parar essas notificações por completo. Em comparação, as proteções existentes do Chrome são apenas concebidas para o convencer a não dar essa permissão, deixando a escolha para o utilizador.

Isto não deve afetar a esmagadora maioria dos sites que enviam notificações através do Chrome. De facto, apenas aqueles que a Google considera “disruptivos”. Agora resta saber se nesta lista estarão aqueles que a Google já identificou ou então outros que ainda estavam por descobrir.

O que acha disto?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.