Chromecast: Google TV já está a receber o novo ecrã inicial!

A Google TV já está a receber o novo ecrã inicial no final do mês passado e, apesar de poder demorar algum tempo a chegar a todos, o Chromecast com Google TV está agora a receber a atualização.

Chromecast: Google TV já está a receber o novo ecrã inicial!

O novo ecrã inicial do Google TV é uma atualização razoavelmente pequena. Dito isto, a sua grande mudança é que os ícones das aplicações são agora circulares e muito mais pequenos do que eram antes. Isto tem a vantagem de o ecrã inicial poder agora mostrar mais aplicações ao mesmo tempo. Estão visíveis apenas 10 aplicações, em comparação com as sete anteriores.

A linha “as suas aplicações” também mostra agora todas as aplicações, em vez de exigir que os utilizadores abram uma gaveta de aplicações para aceder a qualquer coisa que não esteja visível no ecrã inicial principal. No final da lista, encontrará dois novos botões – “Reordenar” e “Adicionar aplicações”.

O primeiro botão permite-lhe mover as aplicações na lista, enquanto o outro abre o separador “Aplicações”, onde pode descobrir novas aplicações para instalar. Infelizmente, não abre a Play Store. Algo que os utilizadores têm vindo a pedir à Google há anos.

Estas alterações estão agora a ser implementadas em todos os dispositivos Google TV. No entanto, estão a aparecer mais amplamente esta semana, particularmente no Chromecast com Google TV. A Google diz que o design chegará a todos os dispositivos compatíveis nos “próximos meses”.

- Advertisement -

Notavelmente, esta atualização do ecrã inicial chega completamente independente da última atualização do sistema Chromecast, que começou a ser lançada no final de fevereiro.

Google prepara novo dispositivo Chromecast com Google TV!

Entretanto há outra novidade importante. A Google está a trabalhar num novo dispositivo Chromecast com Google TV. Entretanto descobriu-se mais uma referência na última atualização da aplicação Google Home.

A descoberta chega do 9to5Google que analisou a fundo o APK da aplicação Google Home. O site descobriu que a Google adicionou vários novos modelos à lista interna de dispositivos compatíveis com o Google Cast. Entre eles, três foram rotulados como alti-falantes JBL Authentics que chegaram no ano passado. No entanto, um dispositivo, “YTD”, permaneceu desconhecido e intrigante.

A publicação confirmou que o Google Home trata o “YTD” como um dispositivo Chromecast, e não como um dispositivo Google TV de outro fabricante. Isto sugere que o “YTD” pode ser um novo dispositivo Chromecast com Google TV que a Google está a desenvolver. O dispositivo está listado ao lado dos modelos HD e 4K existentes do Chromecast com Google TV.

Lembramos que no início do ano, um dispositivo com o nome de código “YTC” apareceu no código da aplicação.

O YTC foi mesmo explicitamente referido como um “Chromecast com Google TV”. No entanto, este dispositivo nunca se materializou. O modelo original chamava-se “YTV” e o modelo HD tinha a designação “YTB”.

atualizações para o Google TV

Os dispositivos Chromecast com Google TV funcionam na Google TV, uma versão renovada da Android TV. Ao contrário dos modelos anteriores do Chromecast, que exigiam um telemóvel ou tablet para os controlar ou transmitir conteúdo, os dispositivos Chromecast com Google TV vêm com um comando e uma interface de utilizador que permite navegar e reproduzir conteúdo de várias aplicações e serviços, tal como outros dispositivos de streaming.

Entretanto ainda não é claro se o “YTD” se trata de um novo dispositivo Chromecast com Google TV e, em caso afirmativo, quando chega. É possível que a Google esteja apenas a testar um protótipo ou uma variante do dongle existente e que este nunca chegue a ver a luz do dia. No entanto, não vimos um novo dispositivo Chromecast 4K desde 2020. Assim um novo dispositivo Chromecast com especificações e funções melhoradas seria muito bem-vinda.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.