Google sabe tudo o que comprou! Veja o que sabe sobre si!


Por em

Google sabe tudo o que comprou? A Google não necessita de artes mágicas para saber o que nós andamos a fazer. No entanto, com ou sem magia, não há dúvida que muitas das coisas que fazemos são seguidas de perto pelo gigante dos motores de busca. De acordo com a CNBC, a Google pode estar a analisar e a recolher muitos dos itens que compramos, até mesmo em lojas externas como a Amazon ou Apple Store.

Mas como é que a Google sabe tudo o que comprou?

Será que temos a localização do nosso smartphone sob escuta? As nossas conversas? Alguém anda a seguir-nos?

De facto é tudo muito mais simples do que parece e apesar da nossa localização ser registada para outros motivos, não é assim que a Google obtém as informações.

A verdade é que sempre que um recibo digital é enviado para nós através do Gmail, a Google tem acesso a esta informação.

Google sabe

Sim, a Google fica a saber tudo o que comprámos desde que o recibo seja recebido através do Gmail.

Para verificarmos todas as informações que a Google já recolheu podemos visitar a página “Compras”. A página está disponível aqui.

A Google afirma que somente o proprietário da conta consegue ver estas informações e, embora os dados possam ser excluídos, isto também vai remover os recibos do Gmail, onde algumas pessoas gostam de armazenar essas informações.

A Google refere que os dados podem ser vistos e excluídos a partir de uma página chamada “Minha atividade”. No entanto, isto pode não ser verdade.

Para além disso apesar desta empresa ter dito à CNBC que o acompanhamento pode ser completamente desativado, a opção não foi encontrada.

Entretanto a Google afirma que está a trabalhar para tornar mais fácil a gestão de recolha de dados dos utilizadores num futuro próximo.

Agora que já sabemos como é que os dados chegam à Google, qual será o motivo para se juntar todas estas informações? Afinal, a empresa afirma claramente que “não vende as nossas informações pessoais, o que inclui as informações do Gmail e da Conta do Google”.

Como impedir que a Google utilize estes dados

Uma das formas é percorrer a página Compras e excluir as transações uma a uma. Para fazer isso, clique numa compra específica para obter mais informações.

Na parte inferior do ecrã, está um link que diz “Remover compra”.

Quando dermos o clique surge outra caixa que solicita a exibição do recibo de e-mail. Damos um clique nela e vamos diretamente para o recibo que está no nosso e-mail. Ao excluirmos essa mensagem da forma normal o recibo vai desaparecer.

A Google sabe tudo. Mas há outra forma de impedir que a Google deite a mão a muitas informações…

Na área de trabalho, vamos a myaccount.google.com e do lado esquerdo carregamos na opção dados e personalização. Essa opção também está presente do lado direito em Privacidade e personalização.

Google sabe

Na nova janela e mais para o fim da página está a opção Definições de Pesquisa. É aí que temos de carregar.

Google sabe

Agora em resultados privados temos de escolher Não utilizar resultados privados.

Embora não exclua suas compras anteriores (já informamos como fazer isso) ou impeça o Google de acompanhar compras futuras, impede que a empresa utilize os dados noutros resultados de pesquisa e em outros serviços do Google.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Call of Duty: Mobile beta chega ao iOS e Android em alguns países

Facebook vai mudar o feed de notícias! Veja as novidades!

Seguinte