Google sabe tudo o que comprou! Veja o que sabe sobre si!

Google sabe tudo o que comprou? A Google não necessita de artes mágicas para saber o que nós andamos a fazer. No entanto, com ou sem magia, não há dúvida que muitas das coisas que fazemos são seguidas de perto pelo gigante dos motores de busca. De acordo com a CNBC, a Google pode estar a analisar e a recolher muitos dos itens que compramos, até mesmo em lojas externas como a Amazon ou Apple Store.

Mas como é que a Google sabe tudo o que comprou?

Será que temos a localização do nosso smartphone sob escuta? As nossas conversas? Alguém anda a seguir-nos?

De facto é tudo muito mais simples do que parece e apesar da nossa localização ser registada para outros motivos, não é assim que a Google obtém as informações.

A verdade é que sempre que um recibo digital é enviado para nós através do Gmail, a Google tem acesso a esta informação.

Google sabe

Sim, a Google fica a saber tudo o que comprámos desde que o recibo seja recebido através do Gmail.

Para verificarmos todas as informações que a Google já recolheu podemos visitar a página “Compras”. A página está disponível aqui.

A Google afirma que somente o proprietário da conta consegue ver estas informações e, embora os dados possam ser excluídos, isto também vai remover os recibos do Gmail, onde algumas pessoas gostam de armazenar essas informações.

A Google refere que os dados podem ser vistos e excluídos a partir de uma página chamada “Minha atividade”. No entanto, isto pode não ser verdade.

Para além disso apesar desta empresa ter dito à CNBC que o acompanhamento pode ser completamente desativado, a opção não foi encontrada.

Entretanto a Google afirma que está a trabalhar para tornar mais fácil a gestão de recolha de dados dos utilizadores num futuro próximo.

Agora que já sabemos como é que os dados chegam à Google, qual será o motivo para se juntar todas estas informações? Afinal, a empresa afirma claramente que “não vende as nossas informações pessoais, o que inclui as informações do Gmail e da Conta do Google”.

Como impedir que a Google utilize estes dados

Uma das formas é percorrer a página Compras e excluir as transações uma a uma. Para fazer isso, clique numa compra específica para obter mais informações.

Na parte inferior do ecrã, está um link que diz “Remover compra”.

Quando dermos o clique surge outra caixa que solicita a exibição do recibo de e-mail. Damos um clique nela e vamos diretamente para o recibo que está no nosso e-mail. Ao excluirmos essa mensagem da forma normal o recibo vai desaparecer.

A Google sabe tudo. Mas há outra forma de impedir que a Google deite a mão a muitas informações…

Na área de trabalho, vamos a myaccount.google.com e do lado esquerdo carregamos na opção dados e personalização. Essa opção também está presente do lado direito em Privacidade e personalização.

Google sabe

Na nova janela e mais para o fim da página está a opção Definições de Pesquisa. É aí que temos de carregar.

Google sabe

Agora em resultados privados temos de escolher Não utilizar resultados privados.

Google sabeEmbora não exclua suas compras anteriores (já informamos como fazer isso) ou impeça o Google de acompanhar compras futuras, impede que a empresa utilize os dados noutros resultados de pesquisa e em outros serviços do Google.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11: problema de velocidade com a AMD está resolvido!

O Windows 11 chegou com um bug que fazia com que os computadores com processadores AMD ficassem com problemas de desempenho, sobretudo nos jogos...

Natal de 2021 pode ser sem smartphones! Escassez aumenta!

Os fabricantes de smartphones não estão a ter uma vida fácil e de facto podemos dizer que se preparam para atravessar uma situação muito...

O kit de memória RAM DDR5 mais estranho é da Galax

Hoje em dia, as fabricantes de componentes de alta performance para o mundo dos PCs, têm de arranjar designs interessantes na parte visual, mas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!