A Google removeu o botão “Ver Imagem” do seu motor de busca

Se acordou esta manhã e ficou confuso pela súbita falta do botão “Ver Imagem” na pesquisa de imagens do Google, não esteve sozinho nesse barco

Google Ver Imagem

Muitos críticos queixam-se que esta mudança é má para o utilizador porque acaba por degradar a funcionalidade da pesquisa de imagens, o que é obviamente verdade, mas o que levou a Google a tomar esta decisão ?

Parece que o botão “Ver Imagem” teve de ser removido devido a um acordo após uma batalha legal com a Getty Images.

A Google tem imensas queixas de roubo de direitos de autor, não só na industria da música, TV ou filmes, mas também de fotógrafos e companhias de licenciamento de imagens.

Por isso tivemos de dizer adeus ao botão…

A Getty Images tem arrastado a gigante da pesquisa pelos tribunais há já alguns anos, afirmando que a “Pesquisa de Imagens” torna o download e distribuição de imagens sem licença demasiado fácil.

Google Ver Imagem

Numa declaração, a Google disse que a mudança foi “pensada para criar um equilibro entre as necessidades dos nossos utilizadores e as preocupações dos editores”.

A Getty Imagens começou o processo junto da União Europeia em 2016, afirmando que a pesquisa de imagens da Google promovia a pirataria de imagens com direitos de autor.

O botão “Ver Imagem” permitia inclusive que qualquer pessoa tivesse acesso às imagens sem sequer entrar no site.

Como parte do acordo, a Google tem agora uma licença de vários anos para usar imagens da Getty nos seus produtos, mas ainda são necessárias bastantes mudanças, que começaram com a remoção do famoso botão, mas continuam com a tentativa de a partir de agora ao usar a pesquisa de imagens, a atribuição de direitos de autor é mais clara que antes.

Infelizmente, a Pesquisa por Imagens da Google também foi retirada, no entanto ainda consegue utilizá-la através da barra de pesquisa… por enquanto.

Parceria entre as duas empresas

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário