Google Play Store: estas 30 apps de topo estão a roubar dados!

Os nossos smartphones transportam quantidades intermináveis de dados. De facto, temos neles toda a nossa vida e por vezes nem sequer nos apercebemos. Fotos pessoais, documentos, dados de acesso ao banco e a outros serviços. Tudo está nestes equipamentos e pode ser um perigo caso caia nas mãos erradas. É por esse motivo que muitas pessoas optam por utilizar aplicações que funcionam como uma espécie de cofres para armazenar informações pessoais. Realmente há várias apps destas na Google Play Store.

Google Play Store: estas 30 apps de topo estão a roubar dados!

No entanto, uma nova investigação realizada pelo site de segurança CyberNews avisa que muitas aplicações Android fazem exatamente o oposto. Espiam os utilizadores, vendem os dados sensíveis a anunciantes, acedem a fotos pessoais e infectam o smartphone com adware ou malware. O pior do que tudo é que estão na loja da Google.

Um cofre que pode ficar com a porta aberta…

Com estas áreas especiais que podem ser criadas, também conhecidas por cofre, movemos as nossas informações para uma pasta que se encontra protegida. Assim ninguém poderá em teoria deitar a mão a esses dados. No entanto, se quem desenvolveu a app não for de confiança podemos estar a dar o ouro ao bandido!

Google Play Store apps

A CyberNews descobriu que nenhuma das 30 aplicações de topo no campo da privacidade que estão disponíveis na Play Store são de confiança e aconselha os utilizadores a eliminarem-nas de imediato.

Existem alguns números interessantes associados aos comportamentos destas 30 apps na Google Play Store

Logo à partida, 30 delas pedem para escrever ficheiros no dispositivo. Mas 27 têm a possibilidade de ler tudo o que está no smartphone. Por outro lado, 26 querem aceder à câmara. No entanto, 8 aplicações pretendem aceder à sua localização, 5 aos contactos do smartphone e uma aos dados biométricos.

Outro pormenor interessante é também que 18 das 30 apps de topo chegam da China.

Entretanto há um pormenor ainda mais grave. Quatro das empresas responsáveis por estas apps já foram identificadas publicamente por roubo de dados ou por infetar os utilizadores com malware ou adware.

Como saber se uma aplicação é perigosa?

Segundo esta empresa de segurança existem alguns sinais evidentes. Assim e em primeiro lugar devemos ficar atentos se uma app pede demasiadas permissões. Por exemplo, se a única coisa que faz é mover fotos para uma pasta segura porque motivo pede o acesso à localização do utilizador? Depois, se nunca ouvimos falar do programador em questão também devemos estar atentos. Por outro lado, se for uma aplicação cheia de funcionalidades mas totalmente grátis então o ganho associado podem ser as informações do utilizador.

Vamos então à parte mais importante, ou seja, a lista de aplicações que segundo esta empresa de segurança deverá eliminar.

Video Vault – photo hider & privacy keeper
Sgallery – Hide photos, hide videos, gallery vault
Vault – Hide Pics & Videos, App Lock, Free Backup
LOCKit – App Lock, Photos Vault, Fingerprint Lock
AppLock – Privacy Guard
Private Photo, Video Locker
Privacy AppLock – Apps & Photo & Fingerprint
Lynx Privacy-Hide photo/video, Free 5GB Backup
Calculator – Photo Vault hide photos & videos
AppLock – Lock Apps & Privacy Guard
Photo Vault PRIVARY: Hide Photos, Videos & Files
Calculator Vault : App Hider – Hide Apps
NEV Privacy – Files Cleaner, AppLock & Vault
Hide Photos, Video and App Lock – Hide it Pro
Calculator – Photo Vault & Video Vault hide photos
Calculator Lock – Lock Video & Hide Photo – HideX
AppLock
LOCKED Secret Album = Hide Photo Vault, Video Safe
Calculator Photo Vault – Hide Photos & Videos
Keepsafe Photo Vault: Hide Private Photos & Videos
Phantom.me: Invisible & complete mobile privacy
AppLock – Lock Apps & Security Center
PrivacyGuard-Lock
Private Photo Vault
Private App Lock
Applock – Fingerprint Password
Security Master – Antivirus, VPN, AppLock, Booster

Sabe que a Play Store acabou de receber duas novidades? Pode ler tudo aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Sony tem um SSD pensado para a PS5, mas é caro à sorte!

Como deve saber, a Sony lançou finalmente uma atualização para a sua PlayStation 5, que por sua vez, permite a instalação de um SSD...

Fim-de-semana doido na Netflix! Aproveite os novos projetos!

Mais uma semana, e mais uma catrefada de grandes projetos que chegaram à Netflix. E como tal, iremos revelar-lhe aqui mais em baixo alguns...

GTA V: 8 anos, 150 milhões de cópias e 6.4 biliões de dólares

Grand Theft Auto V foi originalmente lançado no dia 17 de Setembro de 2013! Ou seja, fez ontem 8 anos que o famoso jogo...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!