No início desta semana a Google lançou oficialmente o novo Google Pixel 5a. Embora tudo apontasse para um equipamento muito interessante que na realidade é, parece que as coisas não estão a correr muito bem. De facto, já foi detetado um problema com o Google Pixel 5a. A primeira situação diz respeito a problemas de aquecimento durante a captura de vídeo 4K. Ora de acordo com o especialista Adam Matlock e a CNET, isto parece acontecer quando se está a capturar em 4K a 60 frames por segundo. Nessa altura o Pixel 5a deixa de gravar e aparece uma mensagem a dizer que o dispositivo está em sobre-aquecimento. Nessa altura temos de desligar a câmara até ele arrefecer.
Google Pixel 5a: infelizmente já há um grande problema!
Quem já testou o Pixel 5a revela que isto acontece mesmo quando estamos perante uma temperatura exterior de 21 graus. De facto, bastam uns poucos minutos a gravar em 4K a 60 fps.
Num teste feito pela CNET, o Google Pixel 5a deixa de funcionar depois de se gravar cerca de seis minutos de vídeo 4K a 60fps. A câmara no topo do dispositivo fica quente na área circundante. No final do equipamento não é má.
No entanto, parece que nem todas as pessoas estão a ter o mesmo problema. Um utilizador conseguiu gravar 20 minutos de vídeo 4K@60 fps sem uma mensagem de erro a indicar que a temperatura está muito alta.
Outras pessoas tentaram fazer o mesmo e o topo do smartphone aqueceu inclusivamente com 4K a 30fps. No entanto, o equipamento ainda conseguiu gravar vídeo durante 11 minutos. Mesmo depois do surgimento da mensagem.
Escusado será dizer que quando o dispositivo arrefece o funcionamento normal é retomado.
Neste momento ainda não se sabe se isto é um problema de hardware ou se pode eventualmente ser resolvido por software.