Google Mensagens vai mudar: vĂȘ o novo menu que facilita a tua vida

Se tens um smartphone com ecrĂŁ grande (e hoje em dia, quem nĂŁo tem?), sabes o drama que Ă© tentar apagar ou encaminhar uma mensagem usando apenas uma mĂŁo. O teu polegar tem de fazer uma autĂȘntica ginĂĄstica para chegar ao topo do ecrĂŁ. Felizmente, a Google percebeu o problema. Depois de alguns testes tĂ­midos em outubro, a gigante tecnolĂłgica começou finalmente a lançar um novo design para o Google Mensagens que promete acabar com esse desconforto graças a um novo menu.

Novo menu no Google Mensagens: Adeus ao Topo do EcrĂŁ

A novidade foi detetada na mais recente versão Beta da aplicação e muda a forma como interages com as SMS e RCS.

Até agora, quando pressionavas uma mensagem durante algum tempo (long press), as opçÔes de gestão, como o ícone do lixo para apagar, copiar ou encaminhar, apareciam numa barra lå em cima, no topo do ecrã.

O que muda agora? Com a nova atualização, quando pressionas uma mensagem:

Surge um novo menu compacto imediatamente abaixo da mensagem que selecionaste.

Fonte: AndroidAuthority.com

Entretanto opçÔes como Responder, Encaminhar, Copiar, Apagar e Guardar estão agora ao alcance do teu polegar, sem precisares de esticar a mão.

Os emojis de reação continuam a aparecer por cima da mensagem, mantendo a familiaridade.

Inspirado na concorrĂȘncia (e ainda bem)

Esta mudança nĂŁo Ă© inĂ©dita no mundo das apps de chat. Quem usa o Signal ou o Telegram vai reconhecer imediatamente este estilo de menu. É uma tendĂȘncia de design que privilegia o uso com uma sĂł mĂŁo, algo essencial com o tamanho dos “Ultra” e “Pro Max” que trazemos no bolso.

Entretanto e se eu quiser apagar vĂĄrias mensagens? NĂŁo te preocupes, a funcionalidade nĂŁo desapareceu. Assim segundo os relatos de quem jĂĄ tem acesso Ă  novidade, existe uma opção Selecionar mais dentro deste novo menu, que te permite voltar ao modo de seleção mĂșltipla.

Quando Ă© que chega ao teu telemĂłvel?

De momento, esta alteração estå a aparecer para os utilizadores inscritos no programa Beta do Google Mensagens. No entanto, o relato de vårios utilizadores indica que a distribuição estå a ser alargada rapidamente.

Isto significa que é apenas uma questão de tempo (provavelmente semanas) até que a atualização chegue à versão eståvel para todos os Androids.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também