A equipa do Waze tem estado bastante ocupada ultimamente. É que a empresa detida pela Google parece estar mais empenhada do que nunca em melhorar a navegação e a experiência com a aplicação em todas as plataformas suportadas. Afinal de contas pode haver uma espécie de guerra a decorrer para se perceber quem vai viver. O Google Maps ou o Waze? Seja como for, ninguém está a atirar a toalha ao chão e agora há mais uma novidade no Waze que até é emprestada do Google Maps.
Cuidado Google Maps: Waze recebe uma grande novidade!
A grande atualização anunciada em abril, que inclui avisos de lombas, notificações de curvas acentuadas e navegação melhorada em rotundas, atualizou significativamente a linha de funcionalidades do Waze, confirmando o seu foco em tornar cada rota mais previsível e conveniente.
Todas estas funcionalidades também melhoraram o Waze no Android Auto e no CarPlay. No entanto a Google sabe que nem toda a gente utiliza a aplicação com um sistema de espelhamento de telemóvel. É por isso que o Waze tem de melhorar nos dispositivos móveis, e uma nova atualização anunciada esta semana destina-se especificamente aos proprietários de Android e iPhone.
O Waze está a receber suporte para navegação no ecrã bloqueado. Isto significa que a aplicação pode agora oferecer orientação curva a curva, actualizações de trânsito em tempo real e alertas de perigo num telefone bloqueado. Se utilizou o Google Maps com esta funcionalidade, provavelmente sabe como funciona. Ou seja, a aplicação mostra as instruções de navegação mais importantes diretamente no ecrã de bloqueio.
Se mantiver o telemóvel bloqueado, o Google Maps atualiza as informações em tempo real, para que veja sempre dados atualizados, como a próxima curva que deve fazer para seguir o percurso sugerido. O Waze actualiza a experiência com alertas de perigo, pelo que, se o seu percurso incluir uma zona de excesso de velocidade ou um buraco, verá uma notificação no ecrã se o telemóvel estiver bloqueado.
Quando chega esta novidade?
A nova funcionalidade começará a ser implementada nos dispositivos Android este mês. Já os utilizadores da Apple só a terão nos seus iPhones no próximo outono. A fabricante do Waze não disse isto, mas os utilizadores do iPhone irão provavelmente receber a nova funcionalidade pouco depois de a Apple lançar os smartphones de nova geração. É que a Google quer certificar-se de que funciona corretamente em todos os modelos suportados.
Entretanto, o Waze está certamente a melhorar a sua linha de funcionalidades. A adição de mais notificações atualiza o seu foco principal de tornar cada viagem mais conveniente para os condutores. No entanto, a Google melhorou inesperadamente tanto o Google Maps como o Waze. Isto com funcionalidades emprestadas um do outro, sincronizando de alguma forma as duas aplicações e acabando por criar um conjunto semelhante de funcionalidades de navegação.
Seja como for a navegação no ecrã bloqueado é uma forma fácil de conduzir até um destino. Isto sem ter de manter o ecrã ligado durante a viagem. A aplicação mantém-no atualizado com as informações mais importantes e pode sempre lançar a aplicação completa com um toque na notificação. Esta funcionalidade é muito útil, especialmente em percursos conhecidos em que não são necessárias orientações mais detalhadas.