O Google Maps é para muitos a aplicação de navegação número um. No entanto ela faz muito mais do que nos ajudar a chegar ao sítio certo. De facto, as pequenas características que possui são pelo menos tão importantes como a orientação de rotas. Elas ajudam a refinar a experiência geral com a aplicação, e este é precisamente o objetivo desta nova ferramenta. Assim o Google Maps tem uma novidade e ainda nem deu conta!
Google Maps tem uma novidade e ainda nem deu conta!
Quando utiliza o Google Maps para procurar um local, ele adiciona automaticamente um pin no mapa para mostrar onde está. Para além disso, os utilizadores podem também adicionar os seus próprios pins para marcar certos locais quando exploram o mapa.
No entanto à medida que exploramos o mapa esses pins deixam de estar em destaque. Depois, em alguns casos, é mais difícil voltarmos a ele. Agora a Google encontrou uma forma de voltar a encontrar o pin de uma forma muito conveniente.
Assim as últimas versões do Google Maps estão a obter um indicador que é exibido em ambos os lados do mapa quando o pin já não se encontra no ecrã. Como tal, pode ir o mais longe que quiser da localização original daquilo que marcou, porque verá sempre este indicador.
Nas versões atuais do Google Maps, o indicador parece ser uma pequena seta que aponta precisamente para a localização do pino. A sua posição no ecrã é dinâmica, por isso move-se à medida que se aproxima do pin. Lembro que o Google Maps não oferece atualmente uma opção para recentrar o ecrã e destacar o pin de forma semelhante a como pode centrar-se na posição atual enquanto conduz.
O novo indicador está agora a chegar aos utilizadores, mas o processo parece ter lugar por fases.
Deve eventualmente aparecer tanto no iPhone como no Android, embora a Google não tenha partilhado quaisquer especificidades no seu lançamento.
Entretanto há outras funcionalidades do Google Maps a serem trabalhadas, incluindo a vista imersiva. Graças a esta actualização, os utilizadores podem explorar uma região específica usando uma mistura de vistas aéreas, imagens do Street View e modelos 3D. A vista imersiva suporta tanto vistas diurnas como noturnas, assim como diferentes condições meteorológicas.
A implementação da vista imersiva também começou há algumas semanas atrás, embora a sua disponibilidade continue a ser bastante limitada. Para já, a Google não anunciou oficialmente o lançamento da vista imersiva, mas a funcionalidade deve começar a aparecer em locais selecionados no final deste ano.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!