Tem mesmo de fazer isto no Google Maps antes de ir de férias!

As férias são para muitos uma altura de descanso. No entanto antes delas começarem propriamente pode surgir algum stress e ele está relacionado com as viagens. Felizmente, as aplicações de navegação incluem um arsenal de funcionalidades avançadas que ajudam os condutores a prepararem-se para as suas viagens, tornando-as menos penosa. Assim para que tudo corra bem deve fazer isto no Google Maps antes de ir de férias.

Tem mesmo de fazer isto no Google Maps antes de ir de férias!

Planear o seu percurso num PC

Se está prestes a fazer uma viagem de carro com a família e pretende fazer mais do que uma paragem, a melhor forma de planear o seu percurso é utilizar um computador.

O aumento do espaço no ecrã permite-lhe explorar minuciosamente cada região, verificar a rede rodoviária e decidir como navegar até ao destino.

O Google Maps está disponível na Web e pode ligar-se ao serviço utilizando qualquer browser.

Quando terminar a fase de planeamento, pode enviar o itinerário para um dispositivo móvel utilizando a funcionalidade “Enviar para telemóvel” na interface baseada na Web do Google Maps. Se tiver iniciado sessão com a mesma conta Google na Web e no telemóvel, o percurso deverá ficar disponível no Google Maps da próxima vez que iniciar a aplicação.

Pré-visualize o seu percurso antes de iniciar a navegação.

Um dos erros mais comuns ao utilizar o Google Maps para navegação é iniciar a navegação logo após o lançamento da aplicação. A maioria das pessoas nem sequer verifica o itinerário sugerido, pois quer chegar ao destino mais rapidamente.

Embora isso possa fazer sentido (embora apenas em algum nível) em uma cidade onde você já está familiarizado com a maioria das ruas, não é recomendado para viagens longas.

Google Maps ir de férias

O Google Maps permite-lhe pré-visualizar o seu percurso e familiarizar-se com cada curva antes de iniciar a navegação. Mais recentemente, a Google também introduziu uma opção de pré-visualização de itinerário mais avançada denominada “Vista imersiva para itinerários”, que permite explorar o itinerário sugerido numa vista multidimensional que simula de perto o mundo real.

Descarregar mapas offline

As pessoas que partem em viagens de carro são propensas a encontrar um grande problema quando dependem de software de navegação para as suas viagens.

Podem ter problemas de perda de sinal de telemóvel ou de ligação de dados, o que os deixa sem orientação curva a curva quando mais precisam. Pode imaginar como pode ser frustrante perder a navegação numa região desconhecida, mas o Google Maps pode aliviar este problema com o suporte para mapas offline.

A aplicação permite que os utilizadores descarreguem mapas offline antes de iniciarem a navegação. Deve fazê-lo em casa, utilizando a sua ligação Wi-Fi.

Pode encontrar opções para descarregar mapas offline tocando na sua imagem de perfil no canto superior direito e clicando na secção de menu “Mapas offline”. Certifique-se de que selecciona todas as áreas onde planeia viajar para evitar perder a navegação quando conduzir até ao destino.

Partilhar 

Se partir numa viagem com outros casais ou famílias, pode criar listas, adicionar locais de interesse e partilhar tudo com o resto do grupo. Eles podem reagir com emojis e publicar comentários. Assim pode colaborar com todos os outros diretamente no Google Maps para criar uma lista de locais que todos irão visitar.

O Google Maps também inclui suporte para partilha de localização. Se tiver escolhido um ponto de encontro para o grupo e quiser chegar a horas, pode partilhar a sua localização com os outros. Tudo para que saibam sempre onde se encontra enquanto se dirige para o local.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Box Android IPTV barata: os riscos ocultos que tem de conhecer!

As boxes Android IPTV estão cada vez mais populares, prometendo acesso a uma vasta gama de conteúdos de streaming a preços acessíveis. No entanto,...

Vigilantes da estrada: uma espécie de Waze no Facebook!

Há quem diga que as redes sociais vieram trazer várias coisas negativas. No entanto, isto nem sempre corresponde à verdade. De facto, existem grupos...

Já pode descarregar torrents no iPhone sem precisar de Jailbreak!

Há muito que a Apple proibiu as aplicações de torrents na sua App Store, uma vez que estas ferramentas são frequentemente utilizadas para infringir...

Google prepara revolução na Google Play Store! Veja

Um dos elementos mais importantes para quem tem um smartphone da Google é sem dúvida a loja de aplicações. Para além disso, acaba por...

Mito ou verdade: o ar condicionado causa dor de garganta?

É suposto o ar condicionado tornar a nossa vida mais confortável. Normalmente, funciona. No entanto, há alturas em que o ar condicionado pode provocar...

Automóveis autónomos não querem que faça o dedo do meio!

A General Motors está determinada em preparar o caminho para um futuro em que os carros autónomos e os veículos autónomos façam mais sentido....

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados