Google Maps está seriamente ameaçado pela primeira vez!

Historicamente, a Google tem dominado o mercado das aplicações de navegação com o Google Maps e o Waze a conquistarem, em conjunto, uma clara maioria de utilização nos últimos anos. De facto, são as melhores aplicações de sempre. No entanto pela primeira vez o Google Maps está seriamente ameaçado devido a um grupo formado pela Amazon, Meta, Microsoft e TomTom.

Google Maps está seriamente ameaçado pela primeira vez!

Tudo isto se deve a algo conhecido por Overture Maps Foundation que na prática é um grupo formado pela Amazon, Meta, Microsoft e TomTom. Assim lançaram um conjunto inicial de dados abertos que ajudará os programadores a criar aplicações de mapas e outras ferramentas baseadas na localização. O conjunto “alfa” inclui informação mundial sobre mais de 59 milhões de locais, 780 milhões de edifícios únicos, dados rodoviários do OpenStreetMap e fronteiras.

As camadas do mapa estão agrupadas num formato de mapa Overture recentemente lançado, que se destina a ser normalizado e interoperável entre plataformas. Nesta fase, o grupo está a partilhar os dados principalmente para obter feedback do público e não para apoiar produtos completos.

A fundação foi formada em dezembro do ano passado por uma série de empresas que incluem empresas geoespaciais e de cartografia, para além de gigantes da tecnologia como refere o Engadget. Embora os dados de mapas abertos não sejam um conceito novo, a Overture acredita que o esforço coletivo é necessário para fornecer informações precisas e atualizadas que já não é prático para uma única organização fornecer. Idealmente, um recém-chegado não terá de se preocupar em fornecer direções desatualizadas ou incompletas.

Google Maps ameaçado

A Overture avisa que ainda há muito trabalho pela frente até que tudo esteja realmente pronto.

As próximas versões incluirão mais dados abertos, maior interoperabilidade e a utilização de um sistema de identificação estável. Assim ajudará os criadores de mapas a adicionar conteúdo de forma consistente. É possível que não veja aplicações que dependam muito (se é que dependem) do conjunto de dados alfa, mas serve como ponto de partida que dá aos criadores de aplicações uma ideia do que é possível.

Na prática os dados abertos da Overture podem facilitar muito a criação de alternativas viáveis. Será muito mais fácil desenvolver aplicações e mantê-las atualizadas. Isto porque uma base de mapas confiável estará sempre disponível.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também