Google lança super-funcionalidade no Chrome para as imagens

As pessoas aproveitam fotos e gráficos para partilharem informações e experiências. No entanto, nem todos podem vê-las. Para cegos e deficientes visuais, isto pode ser um grande desafio. Especialmente quando não são fornecidas descrições de imagem para quem utiliza programas de apoio. Agora temos uma grande novidade no Chrome para as imagens!

Google lança super-funcionalidade no Chrome para invisuais e não só

Ora a Google resolve este problema. É que hoje anunciou uma nova funcionalidade de acessibilidade visual no Chrome para computador que ajuda as pessoas a navegarem mais facilmente na Internet com uma pequena ajuda do machine learning.

Existem milhões de imagens não identificadas na Internet. Quando nos depararmos com uma dessas imagens, os leitores de ecrã especialmente criados para pessoas com problemas de visão descrevem-nas como “imagem”, “gráfico sem legenda” ou indicam o nome do ficheiro original que normalmente é uma sequência de números ou letras.

Chrome para as

Para dar uma resposta a isto, a Google está a utilizar a mesma tecnologia no Google Lens e no Google Fotos para fornecer um contexto de imagem mais preciso para quem necessita. A tecnologia de aprendizagem de máquina tentará reconhecer a imagem sem legenda e fornecer uma descrição melhor.

Por exemplo, se um utilizador encontrar uma imagem não identificada de um gato, a ferramenta poderá dizer “parece ser um gato deitado no sofá”. O “parece ser” informa o utilizador que a nova funcionalidade de acessibilidade do Chrome está a fazer o melhor para fornecer um contexto visual.

Esta novidade também pode ler o texto nas imagens. Depois de processar algo como um recibo ou gráfico, a ferramenta pode dizer “parece dizer” e depois ler o conteúdo.

Esta funcionalidade é nova e as traduções não são perfeitas. No entanto, a Google está a trabalhar muito para melhorar a função de acessibilidade visual no Chrome. A ferramenta já indicou corretamente o que estava em 10 milhões de imagens, até agora, e continua a funcionar em pleno.

Entretanto, se a ferramenta não estiver confiante acerca do conteúdo de uma imagem, ela não fornecerá uma descrição.

Para aproveitar a nova ferramenta de acessibilidade visual do Chrome, vá a Configurações, depois Avançado e, na seção “Acessibilidade”, os utilizadores podem ativar “Obter descrições de imagem do Google”. Isto também pode ser ativado para cada página na Internet através do botão direito do rato. Quando o fizer terá de escolher a opção “Obter descrições de imagem do Google” no menu de contexto.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!