Google avisa-o se a sua informação pessoal for parar à Pesquisa

No ano passado, o Google lançou uma nova ferramenta chamada Resultados sobre si. Esta ferramenta, tal como o nome sugere, dá-lhe mais controlo sobre as informações pessoais que aparecem nos resultados da Pesquisa Google. Se não se sentir à vontade com o facto de o seu nome, morada, número de telefone, etc., aparecerem nos resultados de pesquisa, pode removê-los com alguns cliques. Hoje, a Google anunciou que esta ferramenta está a ficar muito mais poderosa. Logo à partida avisa-o se a sua informação pessoal for parar à pesquisa da Google e não só.

Google avisa-o se a sua informação pessoal for parar à Pesquisa

A maior novidade é que agora pode optar por receber avisos da Google sobre novas ocorrências das suas informações pessoais que aparecem na Pesquisa. Isto elimina a barreira mais significativa para a ferramenta Resultados sobre si: tem de ir à procura da sua própria informação manualmente. A Google também está a compilar todos os relatórios que conhece sobre si num novo painel de controlo. Isto torna ainda mais fácil encontrar as suas informações pessoais – e removê-las.

Neste momento o Results About You, goo.gle/resultsaboutyou ainda não está disponível para todos. De facto, tenha em atenção que o novo painel de controlo e o sistema de avisos apenas são compatíveis com o inglês nos Estados Unidos, por enquanto, mas estarão disponíveis em breve para mais países e idiomas.

A Google também anunciou hoje duas novas funcionalidades da Pesquisa. Ambas giram em torno de imagens explícitas:

A desfocagem da Pesquisa Segura

Este mês, toda a gente em todo o mundo terá acesso a uma nova ferramenta SafeSearch que desfoca automaticamente imagens explícitas e gráficas da Pesquisa. Isto será útil para pais, escolas e organizações privadas para manter as imagens explícitas afastadas dos utilizadores. Isto começará a acontecer por defeito, mas pode facilmente desactivá-la (a não ser, claro, que tenham sido os seus pais a ativá-la).

Imagens explícitas pessoais

Se encontrar imagens explícitas não consentidas de si próprio nos resultados da Pesquisa Google, há muito que pode removê-las. No entanto, e se tiver carregado intencionalmente imagens explícitas e depois as tiver removido, mas elas continuarem a aparecer nos resultados da pesquisa? Agora também pode removê-las. Desde que as fotografias não estejam ainda a ser comercializadas por si, é fácil solicitar a remoção de fotografias explícitas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.