Foi em 2015 que a Google apresentou oficialmente o Google Photos na conferência I/O. Agora, 10 anos depois, a gigante de Mountain View está a celebrar esta data especial com uma grande novidade: um Google Fotos com editor de imagens redesenhado, mais inteligente e poderoso do que nunca.
Google Fotos faz 10 anos e a prenda é um novo editor de imagens
Um editor mais intuitivo e com inteligência artificial
O novo editor do Google Fotos foi repensado para facilitar a edição com sugestões úteis e centralizar todas as ferramentas num único lugar. A experiência começa com um novo visualizador em ecrã completo que apresenta a data, hora e localização da imagem no topo. Na parte inferior, temos agora opções simplificadas: Partilhar, Editar, Adicionar a (em vez de Lens) e Eliminar.
Ao entrar na edição, encontr os controlos de proporção, rotação e espelho logo acima da imagem como refere o site 9to5Google. No canto superior esquerdo está o Auto Frame, uma funcionalidade que estreou com o Magic Editor no Pixel 9 e que agora chega a mais dispositivos. Esta ferramenta é capaz de preencher fundos automaticamente, com resultados bastante naturais.
Edição inteligente ao alcance de um toque
Debaixo da imagem, a aba “Auto” oferece as opções Enhance, Dynamic e a nova AI Enhance, que aplica múltiplos efeitos através de sugestões alimentadas por inteligência artificial. Também podes ajustar manualmente iluminação, cor e composição, ou pesquisar por ferramentas específicas.
Uma das grandes inovações é a possibilidade de tocar ou circular uma área específica da imagem para receber sugestões de edição adaptadas à zona escolhida — como o fundo, o rosto ou qualquer outro elemento. A partir daí, surgem opções como Desfocar fundo, Adicionar luz de retrato, Reimaginar, Mover ou Aumentar nitidez. Tudo isto com novos controlos deslizantes redesenhados para facilitar o ajuste fino.
Lançamento global e mais novidades
Entretanto esta nova experiência de edição começa a ser disponibilizada globalmente para Android já no próximo mês, chegando ao iOS ainda este ano. A Google confirmou também que a app irá receber um redesign com o estilo Material 3 Expressive, trazendo uma interface ainda mais moderna.
Além disso, está a ser introduzida uma funcionalidade muito prática. Trata-se da possibilidade de partilhar álbuns através de um código QR. Ideal para eventos ou grupos presenciais, este método permite a qualquer pessoa ver ou adicionar fotos com apenas um scan e a Google até sugere imprimir o QR em encontros físicos.
Um marco impressionante em números
A Google revelou alguns números impressionantes para assinalar esta década de existência do serviço:
- Mais de 1,5 mil milhões de utilizadores mensais
- Mais de 9 biliões de fotos e vídeos armazenados
- Todos os meses, há:
- 210 milhões de fotos editadas
- 370 milhões de pesquisas feitas
- 440 milhões de memórias partilhadas
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!