Como deve saber, a Google decidiu mudar a forma como desenvolve, lança, e vende smartphones no mercado Global, especialmente na Europa, redutos classicamente dominados pela Samsung, Xiaomi e Apple.
De facto, os dispositivos Pixel deixaram de ser algo “curioso” e “engraçado”, para passar a serem aparelhos capazes de rivalizar com tudo aquilo que o mercado tem para oferecer.
Aliás, até pareceu existir alguma resistência por parte de outras fabricantes Android, porque, como é óbvio, ver a responsável pelo ecossistema em que está inserido a desenvolver e a lançar aparelhos rivais a qualquer outro topo de gama como é o exemplo do Galaxy S24, Honor Magic 6 Pro, Xiaomi 14 Ultra, etc… É assustador, e na visão de alguns responsáveis, acaba por até tocar na concorrência desleal.
Mas, se formos olhar por um outro prisma, a verdade é que o mercado precisava de uma Google forte, com hardware ao seu nível, de forma a rivalizar com aquilo que a Apple tem para oferecer, e claro, mostrar um outro caminho a todas as outras fabricantes.
É curioso… Está a resultar!
Google está finalmente a vender smartphones!
Portanto, segundo a Counterpoint Research, a Google nunca vendeu tantos smartphones como agora. Claro que ainda não sabemos que quantidade é esta, e como tal, não fazemos ideia do ganho de quota de mercado, e consequente diferença para as “grandes”. Na realidade, provavelmente só vamos saber quando a gigante Norte-Americana apresentar resultados no final deste terceiro trimestre do ano fiscal de 2024.
Mas, não é difícil perceber que o jogo mudou! Afinal, é muito mais fácil encontrar smartphones Pixel nas mãos dos consumidores na rua.
Sim, é verdade que a Google tem feito um trabalho de marketing diferente, com um investimento muito mais elevado ao que tem sido habitual, onde não podemos esquecer a entrada em vários mercados chave Europeus como é o exemplo de Portugal.
Mas, se as coisas não resultaram tão bem com os Pixel 8, e pelos vistos não resultaram. Tudo indica que o investimento começou a dar frutos com os novos Pixel 9.
Aparelhos que verdadeiramente se sentem como aparelhos “de topo”, e que como tal ameaçam qualquer outro dispositivo premium do mercado. Curiosamente, fazem isto a preços ligeiramente mais baixos.
Antes de mais nada, esperava um crescimento como este por parte da Google?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!