Google Drive: já pode impedir que partilhem ficheiros consigo!

Infelizmente é uma coisa que está a acontecer a vários utilizadores. Volta e meia somos notificados acerca de um ficheiro que foi partilhado connosco no Google Drive. No entanto, em muitos casos é puro spam! Pior do que isso é algo que se pode tornar muito chato. Sobretudo quando as notificações são muitas como refere o XDA. Ora a Google está a par disto e em Maio revelou que ia corrigir este problema. Agora esta função está finalmente a chegar e é mais uma entre tantas que recebeu o Google Drive.

Google Drive: já pode impedir que partilhem ficheiros consigo!

Google Drive ficheiros

Assim, agora pode impedir que outros utilizadores partilhem conteúdos consigo no futuro. No entanto tenha em atenção que ao fazê-lo vai remover todos os ficheiros e pastas que partilharam e também o acesso ao seu conteúdo. Mas há ainda outra questão. É que os utilizadores que bloquear também não vão conseguir interagir consigo noutras apps da Google e serviços. Isto também pode ser útil para alguma amizade ou outro relacionamento que acabou.

A Google está a apostar forte no Google Drive e é exatamente por este motivo que recomendamos a instalação da aplicação em vez de aceder no browser.

A versão para Desktop transforma o Google Drive num verdadeiro serviço de sincronização. Assim, por exemplo, os nossos documentos ficam disponíveis tanto no nosso computador como na Internet.

Entretanto ao usarmos o Drive para Desktop o processo de upload é muito mais simples. Isto por ser mais automatizado. Assim que alguma coisa entra nas pastas locais o Google Drive deteta e faz uma cópia de segurança na Cloud. Esta aplicação permite também carregar ficheiros que estão em drives externas. Para além disso, até pode gerir múltiplas contas de uma vez.

Como instalar e utilizar no Windows

A primeira coisa que tem de fazer é recorrer a esta página. É que por enquanto ainda não há uma landing page disponível para esta nova versão. Se quiser descarregar diretamente também pode fazê-lo. Para a versão Windows clique aqui. Para a versão macOS aqui.

No caso do Windows depois de descarregar o ficheiro .exe corra-o. A seguir na janela que surgir clique em Instalar.

O processo de instalação é rápido. A seguir terá de iniciar sessão com o navegador.

Google Drive Desktop

Nessa altura vai abrir uma janela do browser. Aí terá de introduzir os seus dados Google. Por exemplo, os que utiliza para aceder ao Gmail.

Depois é só fechar a janela do browser e continuar todo o processo no Google Drive para Windows.

Entretanto surgem quatro ecrãs que mostram algumas das novas funcionalidades do Google Drive.

Depois é so dar um clique em Abrir Pasta do Google Drive

Google Drive Desktop

Nesse momento temos uma nova unidade no sistema chamada Google Drive. O que temos também é um novo ícone na barra de tarefas. Através dele podemos confirmar a atividade, ver as notificações e aceder de forma rápida à pasta de partilha.

De facto é uma aplicação que vale mesmo a pena sobretudo para não perdermos nenhum ficheiro por acidente. No macOS o sistema é exatamente o mesmo.

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados