Google dava ‘dinheiro extra’ para não existirem rivais à Play Store

A guerra da Epic Games com a Google, relativa ao que a gigante da pesquisa anda a fazer no mercado mobile, revelou muita coisinha boa para os consumidores. Especialmente no campo das plataformas de Apps no ecossistema Android.

Afinal de contas, ficámos agora a saber que o Android não é assim tão ‘aberto’ como muito boa gente pensa, visto que a Google fez tudo ao seu alcance para limitar a disponibilidade de outras lojas de aplicações no seu Sistema Operativo.

Vamos por partes.

Google dava ‘dinheiro extra’ para não existirem rivais à Play Store

Play Store para a Google

Portanto, a partir de 2019, a Google lançou um programa especial com o nome “Premier Device”, que por sua vez oferecia uma fatia maior dos lucros provenientes da pesquisa Google. Mas obviamente que a entrada neste programa era de ‘borla’… As fabricantes tinham de lançar os seus aparelhos apenas e só com a Play Store da Google instalada.

De forma um pouco mais especifica, as fabricantes não podiam instalar apps capazes de instalar outras apps, sem o consentimento da Google. Garantindo assim o monopólio da Play Store.

Assim, muito resumidamente, a Google pagava às fabricantes, de forma a dar mais força à sua própria ‘Store’.

Em termos de receitas, isto significava um aumento de 8% para 12%. Curiosamente, outras fabricantes mais ‘casmurras’, chegaram a receber também uma parte daquilo que os seus utilizadores gastavam na Play Store, entre 3 e 6%.

Curiosamente, este programa especial não era de conhecimento público, até aqui. Mas foi um sucesso! Visto que a grande maioria das fabricantes concordou com os termos, incluindo as sempre mais teimosas fabricantes Chinesas, como a Oppo, Vivo, etc…

Mas nem todas quiseram apostar forte e feio no programa, como é o caso da Sony e Xiaomi, que apenas meteram 50% e 40%, respetivamente, dos seus aparelhos, no programa ‘Premier’.

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados