Google dava ‘dinheiro extra’ para não existirem rivais à Play Store

A guerra da Epic Games com a Google, relativa ao que a gigante da pesquisa anda a fazer no mercado mobile, revelou muita coisinha boa para os consumidores. Especialmente no campo das plataformas de Apps no ecossistema Android.

Afinal de contas, ficámos agora a saber que o Android não é assim tão ‘aberto’ como muito boa gente pensa, visto que a Google fez tudo ao seu alcance para limitar a disponibilidade de outras lojas de aplicações no seu Sistema Operativo.

Vamos por partes.

Google dava ‘dinheiro extra’ para não existirem rivais à Play Store

Play Store para a Google

Portanto, a partir de 2019, a Google lançou um programa especial com o nome “Premier Device”, que por sua vez oferecia uma fatia maior dos lucros provenientes da pesquisa Google. Mas obviamente que a entrada neste programa era de ‘borla’… As fabricantes tinham de lançar os seus aparelhos apenas e só com a Play Store da Google instalada.

De forma um pouco mais especifica, as fabricantes não podiam instalar apps capazes de instalar outras apps, sem o consentimento da Google. Garantindo assim o monopólio da Play Store.

Assim, muito resumidamente, a Google pagava às fabricantes, de forma a dar mais força à sua própria ‘Store’.

Em termos de receitas, isto significava um aumento de 8% para 12%. Curiosamente, outras fabricantes mais ‘casmurras’, chegaram a receber também uma parte daquilo que os seus utilizadores gastavam na Play Store, entre 3 e 6%.

Curiosamente, este programa especial não era de conhecimento público, até aqui. Mas foi um sucesso! Visto que a grande maioria das fabricantes concordou com os termos, incluindo as sempre mais teimosas fabricantes Chinesas, como a Oppo, Vivo, etc…

Mas nem todas quiseram apostar forte e feio no programa, como é o caso da Sony e Xiaomi, que apenas meteram 50% e 40%, respetivamente, dos seus aparelhos, no programa ‘Premier’.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!