Google Chrome vai finalmente apanhar esta função do Edge

O Google Chrome já permite a tradução completa de páginas. Tudo de uma forma simples e eficaz. No entanto, está a ficar para trás em algumas coisas. Por exemplo, não permite traduzir passagens específicas de um texto. Isto numa altura em que outros concorrentes que até utilizam o mesmo motor, com o browser da Microsoft, já o permitem. No entanto, em breve, o Google Chrome vai finalmente apanhar o Edge.

Google Chrome vai finalmente apanhar esta função do Edge

Foi numa publicação no subreddit do Chrome que o utilizador Leopeva64-2 mostrou que conseguiu deitar a mão à função de tradução parceria do Chrome. Isto no canal Canary. Manifesta-se quando um utilizador seleciona uma parte do texto e depois carrega em Traduzir para quando se utiliza o botão direito do rato.

- Publicidade -

De facto, é nessa altura que uma pequena caixa de tradução aparece com o texto selecionado e traduzido para o idioma que a Google julga ser o nosso. Entretanto é possível alterarmos com facilidade a linguagem de destino. Entretanto também é possível recorrer ao menu de três pontos para optarmos automaticamente para o idioma de destino ou indicar que a linguagem de origem não está correta. Claro que para além disto temos o botão que permite traduzir a página toda.

Esta função torna-se particularmente útil quando estamos numa página que tem conteúdos em mais do que um idioma. É que neste caso a tradução automática da totalidade da página não funciona muito bem.

Entretanto algo muito semelhante chegou ao Google Lens no Chrome e deu, sem dúvida, muito jeito.

De facto, a Google está a apostar tudo neste browser, algo também visível na versão 103 que chegou recentemente. Logo à partida, o gestor de passwords do Chrome foi substituído pelo gestor de passwords da Google. Ou seja, a função nativa do sistema operativo Android.

No Chrome 103 para Android, as definições revelam um novo menu de Gestor de Palavras-passe. Quando se carrega nele abre uma nova experiência alimentada pelos Google Play Services.

O Gestor surge numa janela em separado e podemos continuar a navegar pela Internet mesmo quando está aberto.

A interface é muito semelhante aquela que encontramos em passwords.google.com. Entretanto temos também acesso a um cartão que permite iniciar uma verificação que pode garantir a nossa segurança.

Para além disso também é possível fazer uma pesquisa rápida ou adicionar um novo nome de utilizar ou password.

Chrome 103 para Android

Novidades também na encriptação

Os grandes gigantes da tecnologia (Apple, Google, Microsoft) querem livrar-se das passwords. No entanto, até lá, o Gestor de Passwords do Google não vai descansar de tentar garantir a segurança dos utilizadores e assim adicionou um sistema de encriptação no dispositivo para que as palavras-passe fiquem apenas para nós.

A encriptação no dispositivo faz com que “as suas palavras-passe se desbloqueiem no dispositivo utilizando a palavra-passe da Google ou o sistema que desbloqueia o ecrã”, como a impressão digital, PIN, etc. “Nenhuma outra pessoa acede às palavras-passe” uma vez que a Google já não tem a chave de encriptação. Ou seja, fica armazenada no nosso dispositivo de forma segura.

Gestor de passwords encriptação

A Google afirma que a encriptação no dispositivo não se remove uma vez configurada. Pode-se ativar em vários dispositivos. Ou seja, PC, Android e iOS.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.