Google vai proteger-nos de chantagens mas temos de prová-las

Isto é uma coisa que pode estar a passar ao lado de muitos utilizadores. No entanto, a verdade é que um dos ataques que mais se estão a espalhar pela Internet são os crimes relacionados com extorsão e outras ameaças. E sabem porquê? Porque muitas das nossas informações estão livremente disponíveis na Google. De facto sem nos apercebermos temos a nossa morada, email, número de telefone e outros dados disponíveis de forma pública! Agora a Google vai proteger-nos de chantagens mas temos de as comprovar.

Google vai proteger-nos de chantagens mas temos de prová-las

Agora e para nos proteger disto a Google passou a permitir-nos remover os nossos contactos pessoais dos resultados de pesquisa. Isto é de facto algo realmente importante.

- Publicidade -

Dito isto, podemos remover o endereço de email, morada, telefone e outros dados. Mas atenção que para isso teremos de demonstrar que podem ocorrer problemas pelo facto destas informações serem públicas.

Entretanto há outros dados que podem ser apagados. Informações financeiras, fotografias de documentos, e outras.

Google

No entanto há uma coisa que temos de ter em atenção. É que a remoção destes conteúdos da pesquisa da Google não os retira dos sites onde elas possam estar publicadas. E para além disso existem algumas excepções.

Está explicado no blog da Google que informações disponíveis em sites governamentais ou “fontes oficiais” não serão removidas. Apenas as informações de contacto devido a “ameaças explícitas ou implícitas” ou “chamadas explícitas ou implícitas que impliquem assédio ou outras formas de ataque”.

google russia

Sintetizando a remoção de um resultado da Google não apaga as informações da Internet. Só as tira da pesquisa. Dito isto, vai necessitar de entrar em contato diretamente com os sites caso pretenda que isso aconteça. Seja como for, retirar da pesquisa é um grande passo. É que na maioria das ocasiões é mesmo através da Google que chegamos às muitas páginas que existem na Internet.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.