Google lança aviso urgente para utilizadores do YouTube

Se tem uma conta no YouTube, então tem mesmo de estar em alerta máximo de acordo com um aviso urgente lançado pela Google. De facto é algo importante já que pode levar as pessoas a perderem os dados das suas contas.

Google lança aviso urgente para utilizadores do YouTube

A Google colocou todos os utilizadores do YouTube em alerta vermelho após a descoberta de um novo ataque que pode dar aos criminosos informações pessoais importantes tais como nomes de utilizadores e palavras-passe. A maioria dos utilizadores estão bem cientes das mensagens falsas, mas o que torna esta nova ameaça tão preocupante é que o e-mail falso que chega a todo o mundo parece incrivelmente real. Sobretudo porque o endereço do remetente sugere que a mensagem veio diretamente do YouTube e é isto que está a enganar as pessoas.

Google aviso urgente YouTube
Fonte

Se a pessoa confiar no remetente devido ao que eu referi acima os links perigosos escondidos na mensagem direcionam os utilizadores para um site falso onde os dados podem então ser roubados e utilizados para atacar contas.

Uma cópia do e-mail foi agora publicada no Twitter pela conta do TeamYouTube. A mensagem diz: “Este e-mail foi enviado para o notificar da nova política de monetização e das novas regras. Por favor use o link para fazer o download do documento. AVISO! Tem 7 dias para rever e responder”. Este nível de urgência é uma táctica antiga para tentar fazer as pessoas agirem sem pensar.

- Advertisement -

Esta é uma séria ameaça com o YouTube a afirmar que está a ver muitos relatos de uma tentativa de phishing que mostra o [email protected] como o remetente. Assim seja cauteloso e não descarregue/acesse nenhum ficheiro se receber este email.

Se algo semelhante cair na sua caixa de entrada nos próximos dias, apague-o sem demora já que pode colocar os seus dados em sério risco.

O Google diz que as suas equipas já estão a investigar o esquema.

No entanto até ao bloqueio continua a ser uma ameaça!

Este tipo de ataque é no fundo o conceito de phishing. Na maioria dos casos parecem vir de uma empresa oficial ou de uma fonte respeitável.

O objectivo é o roubo de dados sensíveis. A sua informação pessoal, muitas vezes incluindo nome de utilizador e logins de palavra-passe para websites.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.