Quem tem um endereço Gmail e Outlook tem de estar atento a um perigo que está a circular na Internet. O aviso parte da Fortinet e alerta todos os que têm um PC com Windows para terem muito cuidado. É que quem receber uma determinada mensagem no Gmail ou no Outlook e a correr vai dar acesso a outros a tudo aquilo que tem no PC. Mas há mais! É que até podem começar a espiar o que fazemos através da câmara e do microfone.
Gmail e Outlook: apague esta mensagem agora mesmo!
O esquema começa com uma mensagem que recebemos acerca de um pagamento e que parece realmente fidedigna. Assim e para ficarmos a par de tudo isto temos de abrir um ficheiro em anexo. Se o fizermos vamos ter graves problemas.
É que não vamos ter só direito a uma ameaça. Na realidade são três. Os perigos incluídos no ficheiro são o AveMariaRAT, BitRAT e PandoraHVNC. Têm a capacidade de tomar conta de todas as funções vitais do PC.
Normalmente o anexo é um ficheiro excel e é necessário usar-se macros. Lembro que as macros são utilizadas por documentos do Excel para automatizar ações, o que pode ajudá-lo a economizar tempo em tarefas repetitivas.
Mas os perigos infelizmente não estão apenas no email que chega ao Gmail e ao Outlook.
É que uma nova SMS perigosa continua a dar que falar e os utilizadores estão a carregar na ligação e a infetar amigos e família. Ou seja está a criar-se um enorme efeito bola de neve que tem mesmo de começar a ser parado. E é possível parar. Assim se está a receber mensagens de amigos a dizerem-lhe que está a enviar SMS com vírus sem saber, vamos dizer-lhe como pode acabar com isso.
Livre-se de vez desta SMS perigosa que infeta os seus amigos!
Na prática chega de um número normal, ou seja, que poderia pertencer a um primo, a um irmão, a um amigo ou a qualquer outra pessoa e diz-nos que temos uma mensagem de correio de voz. Na prática trata-se de uma forma de smishing. Ou seja, é um ataque de phishing mas que vem por SMS. Assim que a receber apague logo.
Se seguirmos o link que vem na mensagem somos levados para um site que se tenta apoderar dos nossos dados. Mas podem acontecer muitas outras coisas. Podem ainda subscrever-nos em serviços de valor acrescentado e acabarmos por ver a conta do nosso telemóvel aumentar substancialmente.
Para além disso passamos a enviar esta SMS para outras pessoas que infeta amigos e família.
Mas atenção antes que pense em culpar a pessoa que lhe enviou esta mensagem SMS com vírus, saiba que na maioria dos casos, não tem culpa nenhuma. Trata-se apenas de uma pessoa que já caiu neste esquema e acabou por partilhar esta mensagem.
Tudo isto que se está a passar com as SMS se deve a um vírus chamado Flubot.
Tem a particularidade de afetar apenas smartphones Android. Assim quem tem um iPhone pode estar descansado.
A primeira forma de proteção é garantir que o seu smartphone Android está configurado para não permitir a instalação de apps provenientes de programadores desconhecidos. De facto isto é um forma muito eficaz de fechar a porta a muitas ameaças. Aliás é por esse motivo que as ameaças mais recentes lhe dizem para desativar esta função.
No caso do Android 8 ou superior tem de ir a Definições, Apps, Acesso Especial, Instalar apps desconhecidas. Certifique-se que esta opção está desativada. A forma de lá chegar pode variar de acordo com a interface que estivermos a usar. No caso do Android 7 e versões anteriores temos de ir a Definições, Segurança e certificarmo-nos que a opção fontes desconhecidas está desativada.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!