O conhecido site GearBest está offline há mais de uma semana e isto está a deixar clientes e não só com a cabeça em água. É que de facto existem várias pessoas ligadas ao site, também por serem parceiros, que já estão a contar com uma perda total do dinheiro. Ou os que tinham a receber, ou os que investiram na compra de material. É assim o fim da loja GearBest.
GearBest: fim da loja deixa clientes sem produtos que compraram!
Aparentemente isto já era uma situação algo esperada. Em Junho deste ano foi submetido um caso em Guangdong, na China, em que uma empresa do grupo apresentou falência. Não foi diretamente com a GearBest, como referi, mas com a empresa Shenzhen Globalegrow que faz parte do mesmo ecossistema.
A Shenzhen Globalegrow E-commerce Co., Ltd (também conhecida como Globalegrow ou Global Tesco) foi fundada em 2007 e tem a sua sede no distrito de Nanshan Shenzhen. A marca GearBest abriu a loja em 2014 e desde a criação da plataforma, disponibilizou aos consumidores estrangeiros vários produtos e sinceramente serviços de alta qualidade. De facto, a Gearbest esteve online em 23 países com cerca de 50,98 milhões de utilizadores registados, e um volume médio mensal de visitas de 234 milhões. Ou seja, não era brincadeira.
O crescimento da GearBest contou com a forte rede de armazéns ultramarinos e pelos fornecedores da empresa-mãe, a Global Tesco.
A empresa faturou 3,64 mil milhões de yuans (550 milhões de dólares) em 2015. Desde então, tem sido uma montanha-russa até os últimos anos. A empresa-mãe encontra-se num buraco financeiro profundo e, há alguns dias, surgiu um vídeo do CEO da GearBest a dirigir-se aos meios de comunicação chineses onde explicou porque é que a empresa não poderá pagar aos seus fornecedores. Nestas situações, os fornecedores não estarão dispostos a continuar a fornecer produtos para cumprir as encomendas. Isto resultou em várias queixas por parte dos consumidores de atrasos excessivos na chegada dos produtos.
Ainda não há um comunicado oficial sobre o regresso do site. Seja como for o mais provável e que as coisas fiquem como estão. Quem comprou e não recebeu, deverá eventualmente ficar sem os produtos. O mesmo poderá acontecer com os afiliados. É de facto triste assistirmos assim ao fim de uma das maiores lojas chinesas e ao mesmo tempo globais.