da Google

Uma análise ao APK da versão beta mais recente do teclado Gboard da Google, informação que nos chega através do site 9to5 Google, revelou que a nova versão vai estar cheia de funcionalidades, como stickers personalizados chamados “Minis”, um modo flutuante e várias outras alterações. A maioria das funcionalidades já está pronta e bastou que a equipa que desmontou o código alterasse umas pequenas linhas para ficarem de imediato a funcionar.

Verificação ortográfica, um novo ícone da aplicação, o modo flutuante, Mini Stickers, um tema escuro que economiza bateria e um pop-up para avaliação na Play Store é algo que pode ser ativado nesta versão. Isto significa que o público vai receber estas funcionalidades muito em breve.

O modo de economia de bateria é algo que pelas suas caraterísticas merece destaque e permite que a aplicação defina automaticamente um tema escuro quando o dispositivo está no modo de economia de energia, o que proporcionará uma poupança significativa em dispositivos com ecrã OLED e AMOLED. A Verificação Ortográfica destaca as palavras incorretas, ao invés de as corrigir automaticamente. Já como devem imaginar, o modo flutuante permite que coloquem o teclado onde quiserem.

Para quem não dispensa emojis e stickers, a funcionalidade mais interessante da nova versão talvez sejam os “minis”. Esta funcionalidade permite à aplicação digitalizar o rosto do utilizador e criar uma personagem de desenho animado que depois é transformada num conjunto de stickers. Esta é uma funcionalidade que já estava presente no sistema de conversação da Google, Allo, e que agora chega ao Gboard.

O que acham das novidades?