Se utiliza um telemóvel Android, é provável que o Gboard seja a sua aplicação de teclado. Quase todas as pessoas o utilizam e gostam. No entanto há uma mudança a caminho que não vai agradar a todos que utilizam o Gboard no smartphone Android.
Utiliza o Gboard no smartphone Android? Pode não gostar disto!
Qualquer alteração – quer se trate de novas funcionalidades ou de alterações visuais – é suscetível de chamar a atenção dos utilizadores em todo o lado. Na sua mais recente versão beta, a Google parece estar a implementar uma mudança desse tipo. Assim está a testar um novo visual para as suas teclas que poderá proporcionar uma estética totalmente nova à sua aplicação mais utilizada.
Tal como detetaram Redditors e o informador AssembleDebug, a Google está a experimentar novas formas para o seu teclado, fornecendo aos utilizadores do Gboard teclas circulares e em forma de comprimido (via Android Authority). Ambas contrastam fortemente com as teclas rectangulares com cantos curvos que temos há anos. É provavelmente por isso que a reação a este novo visual parece tão negativa. Nos comentários no Reddit e no Twitter, a grande maioria das respostas a este teste parece ser bastante negativa, especialmente quando adiciona símbolos de pressão longa ao design.
Uma escolha para já obrigatória
A complicar este lançamento está o facto de, bem, este ser um teste A/B clássico da Google. Embora pareça estar ligado à versão beta mais recente do Gboard, estes novos designs de botões não estão a aparecer para todos os utilizadores. Também não há forma de alterar a forma da tecla, apesar de existirem agora três formas potenciais – retangular, circular e na forma de comprimido. Se é um utilizador da versão beta do Gboard e deu conta disto, a única forma de se livrar deste novo estilo é desativar as margens das teclas.
A alteração de hoje é a mais recente de uma série de actualizações para o Gboard. Também incluem uma interface de utilizador renovada quando utiliza a escrita por voz e uma remodelação (assimétrica) da barra de atalhos.
Se e quando este novo visual do Gboard chegar como um produto finalizado, esperamos que a Google adicione uma opção para alterar a forma das teclas nas definições.