O seu dispositivo Android poderá em breve ser um pouco mais parecido com o iOS. Isto não significa que seja em todos os aspectos, mas sobretudo no que diz respeito à disposição do teclado. Resta agora sabermos se os utilizadores Android vão gostar da chegada ao layout Apple ao Gboard.
O layout Apple é algo que pode não agradar a todos os utilizadores do Gboard
Para referência, o teclado predefinido nos iPhones não destaca as principais pontuações (vírgula e ponto final) no ecrã QWERTY principal. Os utilizadores têm de passar manualmente pelo menu “123” para poderem escrever as pontuações. Isto é um inconveniente, especialmente se acabou de migrar do Android. Ao mesmo tempo, também é fácil habituar-se a esta limitação.
Este tipo de resistência é algo que os utilizadores do Android poderão ter de desenvolver em breve. Especialmente se a Google avançar com esta alteração do Gboard e o tornar o novo padrão.
O Gboard da Google é o teclado para Android mais utilizado. Claro que para isto também contribuiu o facto de vir pré-instalado em vários dispositivos Android. É por esse motivo que esta decisão de começar a colocar as teclas de vírgula e ponto final atrás do menu de caracteres especiais, pode ter tanto impacto. No entanto, ao contrário da implementação da Apple, os utilizadores terão provavelmente a opção de utilizar o novo layout ou manter o antigo.
Seja como for não é claro se a configuração será activada por defeito quando a funcionalidade for lançada pela primeira vez. Esta seria a melhor forma de evitar frustrações e queixas em massa dos utilizadores. Os utilizadores que estão a fazer a transição do iOS para o Android, ou os utilizadores que querem teclas maiores e um teclado menos confuso em geral, podem optar por ocultar as pontuações.
Por outro lado, os utilizadores que pretendam uma experiência de escrita familiar podem optar por deixá-las onde estão.