GameHub: a forma de teres jogos Windows no Android

A emulação de Windows no Android tem evoluído muito rapidamente nos últimos anos, mas só muito recentemente é que se tornou verdadeiramente acessível. O GameHub, uma nova aplicação da empresa GameSir, simplifica a experiência de emulação de Windows de uma forma que qualquer pessoa consegue entender, e já está disponível na Google Play Store a partir de hoje. É a forma de teres jogos Windows no Android.

O que é o GameHub?

O GameHub (lançado no início deste ano como GameFusion) é uma aplicação all-in-one que te permite jogar jogos de PC no teu dispositivo Android. Podes usá-la para:

  • Ligar-te ao Xbox Cloud Gaming diretamente a partir da app.
  • Lançar aplicações de streaming local como o Steam Link.
  • Ou, o mais importante, jogar jogos Windows através de emulação.

[appbox googleplay com.xiaoji.egggame]

Não é o primeiro emulador de Windows para Android. Sobretudo quando projetos como o Winlator têm melhorado nos últimos anos. No entanto, é o primeiro que parece conseguir executar jogos de imediato, sem grandes configurações necessárias. Antes, tinhas de descarregar o APK do site pouco credível da GameSir, mas isso é coisa do passado.

Como carregar os teus jogos Windows no Android

Existem algumas maneiras de adicionares jogos à GameHub, e nenhuma delas requer pirataria:

  • Jogos sem DRM: Podes simplesmente arrastar e largar os ficheiros do jogo para o teu dispositivo.
  • Apoio Steam: Recentemente, a GameHub adicionou apoio para downloads do Steam. Podes iniciar sessão na tua conta Steam e descarregar jogos da tua biblioteca diretamente para o teu dispositivo Android. Suporta ainda as gravações na cloud do Steam, permitindo-te continuar o jogo onde o deixaste na tua máquina principal.

Desempenho e Ajustes

Nem todos os jogos funcionarão na perfeição; os títulos 3D exigem um processador topo de gama potente para sequer arrancar. Outros podem requerer a redução da resolução, a alteração de camadas de tradução, a troca de drivers, e mais.

Felizmente, isto é fácil de fazer através dos menus de definições da GameHub. Existem até parâmetros de tradução pré-configurados que variam de “Extremo” a “Compatível” para te ajudar a pôr os jogos a funcionar.

As polémicas

Apesar de ser prática, a GameHub não está isenta de polémica:

  • Código Aberto: A app parece usar código de vários outros projetos open-source, como o Wine, sem a devida atribuição.
  • Código Fechado e Trackers: É de código fechado (closed-source), o que dificulta à comunidade fazer melhorias. Além disso, há acusações de que a GameHub contém numerosos trackers.
    • Isto levou à criação do GameHub Lite, que remove estas funcionalidades, embora o seu desenvolvimento tenha sido recentemente abandonado. Alternativas verdadeiramente open-source como a GameNative são, por agora, uma opção mais segura.

Independentemente disso, a versão oficial da app é a que receberá as novas funcionalidades primeiro, pois está em desenvolvimento muito ativo. Está completamente gratuita e o lucro virá provavelmente da venda dos comandos da GameSir. Podes descarregar a app oficial do GameHub a partir da Google Play Store agora mesmo.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também