A Apple ainda nem lançou o seu primeiro dobrável, mas, como começa a ser hábito, já está a mexer com a Samsung. Ou seja, o muito badalado iPhone Fold chega em 2026 e, pelos vistos, caiu como uma bomba dentro da divisão mobile da Samsung.
Não só por concorrer diretamente com os Galaxy Z Fold, mas porque pode abalar o trono que a marca ocupa nos dobráveis desde 2019.
Galaxy Z Flip 8 vai mudar e a culpa é do iPhone Fold

Ao que tudo indica, a Samsung está tão preocupada com a chegada do iPhone Fold que decidiu acelerar e reforçar o investimento num modelo muito específico: o Galaxy Z Flip 8. Ou seja, o dobrável que realmente é capaz de apresentar algum volume de vendas.
Um smartphone que deverá agora receber um redesign profundo, daqueles que se notam logo à primeira vista.
O iPhone Fold não ameaça só o Fold? Ameaça tudo!
Como deves imaginar, dentro da Samsung, a entrada da Apple no mercado dobrável foi tratada como um alerta vermelho. Ou seja, a ideia não é só competir com o Fold da Apple. A real preocupação é o que vem a seguir.
Ou seja, se a Apple popularizar o conceito, o mercado expande… mas a liderança da Samsung fica em risco.
Além disso, a Samsung sabe bem que no mundo dos dobráveis, já levou tareia de várias marcas chinesas por chegar tarde a tendências óbvias:
- A Honor começou com dobráveis ultra-finos muito antes da Samsung.
- A Oppo pôs ecrãs maiores nos flip antes da Samsung se mexer.
- etc…
Agora, com a Apple à porta, não há espaço para demoras.
O Flip 8 vai finalmente ser mesmo novo!
Este ano, o Galaxy Z Fold 7 teve uma mudança radical. Ficou mais fino, mais leve e finalmente começou a parecer um flagship moderno. Porém, não se sentiu como uma novidade porque já existiam dobráveis similares nas prateleiras.
Por isso, o objetivo da Samsung para 2026 é outro: reduzir o peso e a espessura do Galaxy Z Flip 8 em pelo menos 10%.
Se isso se confirmar, estamos a falar de:
- Peso a cair para 169 g
- Espessura fechada a baixar para 12,3 mm
- Espessura aberta a ficar por 5,9 mm
A meta é ambiciosa!
A Samsung quer vender 6.7 milhões de unidades combinadas entre Fold 8 e Flip 8 em 2026, tudo isto com o iPhone Fold a aterrar no mesmo ano. O que cai em linha com as estimativas dos novos Galaxy S26, que também são muito ambiciosas.
Ambiciosas porquê? Simples… A Samsung sente-se cansada, e as vendas demonstram isso. Acho muito complicado que as vendas subam só porque sim. A fabricante tem de demonstrar inovação a sério, especialmente quando a velha rival começa a meter o bedelho.
