Os novos dobráveis da Samsung estão mesmo prestes a chegar, onde o mais curioso parece ser o Flip e não o Fold. Afinal, enquanto o Z Fold 5 deverá ser apenas uma atualização iterativa, com poucas novidades à mistura, o Z Flip 5 vai evoluir que nem um Pokémon pronto a lidar com novos desafios.
Se vale a pena esperar pelo Z Flip5, em vez de comprar as gerações passadas que andam entre os 600€ e 700€? Sem dúvida!
Galaxy Z Flip 5: Tudo o que sabemos!
Portanto, apesar do facto de o novo Galaxy Z Flip 5 ser um sucessor direto ao atual Galaxy Z Flip 4, a verdade é que vai ser uma máquina bem diferente daquilo a que estamos habituados. A Samsung tem tido muita calma no mercado, porque verdade seja dita, não precisava de meter toda a carne no assador. Isto mudou em 2023 com a chegada do Oppo Find N2 Flip.
Sendo exatamente por isso que o Z Flip 5 vai chegar com uma dobradiça capaz de fechar completamente o ecrã dobrável. Vai receber um ecrã secundário de dimensões extremamente interessantes (3.4”), que envergonham o atual Z Flip 4. Mais interessante que o tamanho, é mesmo o acréscimo de funcionalidades que este ecrã vai ter! É esperado que seja possível controlar o SO quase a 100% a partir deste pequeno, mas muito que o esperado, ecrã OLED.
Vai receber atualização no lado da performance e eficiência energética, e ao que tudo indica, apesar do encarecimento geral de tudo o que pertence ao mundo mobile, deve chegar às prateleiras ao mesmo exato preço do passado, ou quem sabe, até mais barato. A concorrência é uma coisa linda não é?
Quanto é que vamos poder encontrar o Z Flip 5 no mercado?
Existem alguns zuns zuns a apontar para um lançamento antecipado em 2023. Assim, estamos a falar de um evento algures em Julho ou Agosto. (Normalmente é em Agosto). A pré-venda começa logo, e as primeiras unidades devem começar a chegar às mãos dos entusiastas duas semanas depois.
Que modelos vamos ver?
Com o aumento da exigência, a Samsung vai ter de lançar versões com quantidades de memória diferentes. Uma base com 8GB não chega. Vamos ver alternativas com 12GB de memória RAM, bem como opções até 512GB de armazenamento interno. Não deverá existir no mercado versões com expansão de armazenamento interno. A memória RAM vai ser LPDDR5X, e o armazenamento UFS 4.0.
Bateria deve aumentar um pouco, mas o carregamento rápido deve continuar limitado a 25W, com o carregamento sem fios a ficar pelos 15W.
Ecrã dobrável vai aumentar, ou vai ser o mesmo?
É provável que aumente tudo de tamanho. Porque ajuda! Com um ecrã de 6.8” em vez de 6.7”, é possível oferecer aquilo que os utilizadores realmente querem, que é muito espaço dentro de um aparelho compacto (dobrável… Duh!). Ao mesmo tempo que se ganha espaço internamente para baterias maiores, e sensores de fotografia mais capazes.
Por falar nesse campo, é esperado que os sensores continuem a ser de 12MP, mas com maior qualidade. Este é um dos campos que o Z Flip 4 melhorou, e em 2023, deverá ser uma nova aposta.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!