Ao que tudo indica, a Samsung está prestes a enfrentar uma das decisões mais difíceis dos últimos anos. Ou seja, as coisas têm de mudar na gama Galaxy S, e por isso fica a questão… Qual dos seus flagships deve desaparecer da gama de 2026?
A resposta é complexa, mas a pergunta está feita. O Galaxy S26 Edge ou o Galaxy S26 Plus?
Ou seja, depois do desempenho abaixo do esperado do Galaxy S25 Edge, a marca sul-coreana pondera reestruturar a sua linha principal, e a verdade é que manter quatro modelos premium pode estar a complicar mais do que a ajudar.
A estratégia de 2026: três modelos em vez de quatro!
O plano inicial da Samsung era simples. Caso não te lembres, passava por substituir o S26 Plus pelo novo Edge, criando uma gama de três modelos diferente. O S26 base, o S26 Edge e o S26 Ultra.
No fundo, seria exatamente a mesma coisa que a Apple fez com o Plus e o Air.
Mas o mercado não respondeu como esperado. O S25 Edge não vendeu, e pelos vistos, nem do lado da Apple com o iPhone Air a coisa está a correr bem.
As vendas do Edge ficaram tão aquém que a marca foi obrigada a retomar o desenvolvimento do S26 Plus. O modelo intermédio que, ao que tudo indica, continua a ser o equilíbrio mais sensato entre potência, preço e versatilidade. Apesar de também ser o modelo que normalmente menos vende.
O problema do preço contra o que recebe em troca?
O S25 Edge, tal e qual como o iPhone Air, não é um smartphone que ajuda no preço de forma a lidar com as consequências do seu design ultra-fino. São smartphones mais caros, que apesar de apelativos no design, acabam por oferecer menos.
Os consumidores não gostaram da ideia, como muito especialistas já tinham avisado.
Menos é mais? Depende do tema.
Pagar mais por menos não dá. Mas, a verdade é que quatro flagships na mesma família (S26, S26 Plus, S26 Edge e S26 Ultra), só serve para diluir as vendas e confundir o consumidor.
A Samsung precisa de simplificar e focar-se nos modelos que realmente vendem.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!