No ano passado, houve rumores de que a Samsung poderia equipar o Galaxy S23 com conetividade via satélite semelhante à do iPhone para situações de emergência. No entanto, a série Galaxy S23 não tinha esta funcionalidade e o diretor da divisão de smartphones da Samsung afirmou que o ecossistema de conetividade bidirecional por satélite não estava suficientemente desenvolvido. Entretanto se estava à espera, como muitas pessoas, que a conetividade por satélite estivesse disponível no Galaxy S24 há uma má notícia.
Galaxy S24 deixa a conetividade por satélite de fora e Apple ri-se!
Vários rumores afirmaram que a Samsung iria trazer a conetividade bidirecional por satélite com a gama Galaxy S24. Aliás as capturas de ecrã do One UI 6.1 mencionavam a funcionalidade. Assim, esperava-se que o próximo smartphone emblemático da empresa tivesse certamente conetividade por satélite. No entanto, parece que a empresa sul-coreana vai ignorar esta função mais uma vez.
Uma nova informação que chega da ETNews afirma que a Samsung está a testar o Galaxy S24 com os três operadores de rede na Coreia do Sul – KT, LG Uplus e SK Telecom – duas semanas antes do anúncio oficial. As operadoras móveis estão a testar se o Galaxy S24 Ultra funciona como deveria nas redes móveis. A Samsung forneceu-lhes o Galaxy S24 Ultra numa capa especial muito fechada para não revelar o seu aspeto. É uma prática habitual entre os fabricantes de smartphones antes do lançamento. Aparentemente, não há qualquer menção à conetividade bidirecional por satélite no telemóvel. Isto pode significar que a Samsung pode ter deixado de a utilizar por razões desconhecidas.
A funcionalidade foi concebida para ser utilizada em emergências e em situações em que a receção da rede celular não está disponível.
Utiliza uma banda de frequência da Banda L para enviar uma notificação de salvamento. Depois é normalmente enviada para uma equipa de resposta a emergências na área (se disponível). A funcionalidade estreou-se pela primeira vez na gama iPhone 14, que chegou no ano passado. A Huawei também introduziu uma funcionalidade semelhante em alguns dos seus smartphones topo de gama. No entanto nenhuma outra marca Android utilizou essa funcionalidade nos seus equipamentos topo de gama. Aparentemente, a Samsung acha que não há necessidade de apressar a integração desta novidade.
Enquanto a Apple utiliza uma estrutura unidirecional para enviar sinais de socorro às autoridades competentes, a Samsung está a trabalhar numa estrutura bidirecional em que os utilizadores podem enviar e receber mensagens quando estão presos sem uma rede de telemóvel. Uma fonte do sector afirma que a conetividade bidirecional por satélite da Samsung chega na série Galaxy S25. A Samsung desenvolveu a sua própria funcionalidade de conetividade bidirecional por satélite, e é provável que esteja presente no Exynos 2400, mas pode não ser utilizada no Galaxy S24.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!