Samsung Galaxy S10

A equipa do XDA Developers dedicou algum tempo a analisar o código contido no software mais recente dos smartphones Samsung atualmente disponíveis no mercado. Isto aconteceu, por exemplo, no Samsung Galaxy Note 9 e no Samsung Galaxy S9. Dito isto, encontraram algumas referências interessantes acerca de funcionalidades de câmara (incluindo câmara lenta) ainda não disponíveis e que provavelmente serão lançados no próximo Samsung Galaxy S10.

A câmara lenta é um excelente exemplo das novidades!

Isto foi algo que o conhecido fórum XDA Developers já fez antes. Foi assim, aliás, que descobriram a existência do Intelligent Scan do Galaxy S9 e da S-Pen com Bluetooth no Galaxy Note 9, muito antes destes dispositivos chegarem ao mercado.

Claro que a existência de código não garante logo à partida que estas funcionalidades apareçam definitivamente na câmara do Samsung Galaxy S10. No entanto, a probabilidade é muito alta.

De tudo o que foi encontrado a caraterística mais importante tem a referência “SUPER_SLOW_MOTION_CAMERA_RESOLUTION_FHD”.

Na prática deixa adivinhar uma nova funcionalidade de câmara lenta que captura vídeo a 1080p. Lembramos que o Galaxy S9 e o Galaxy Note 9 estão limitados a 720p para a gravação de imagens em câmara lenta.

Para além disso, o XDA encontrou provas de que os limites de 0,2 e 0,4 segundos para gravação em câmara lenta serão aumentados para 0,8 segundo. Sem dúvida uma excelente notícia!

Outra referência é o suporte para a gravação de conteúdos de vídeo HDR10+.

No entanto, nada se sabe quanto à resolução ou frame rate.

Para além do vídeo, existem mais aspetos a destacar. É que o XDA também encontrou referências a vários efeitos de bokeh para imagens fixas. Com estes novos efeitos, pode alterar a focagem em segundo plano. Será também possível criar partes da foto em preto-e-branco ou até mesmo criar fontes de iluminação artificial para as fotos.

Entretanto se quer saber mais, tudo o que o XDA encontrou está detalhado aqui.

Destaca-se o suporte para o formato de imagem HEIF. Tem ainda a gravação de vídeo grande angular, efeitos de embelezamento, botões de obturador automático e muito mais.

Mais uma vez lembramos que isto não quer dizer que tudo isto esteja logo disponível aquando do lançamento do S10.

No entanto, o que não estiver há de ir chegando aos poucos. O que acham desta novidade?