Já não é novidade para ninguém, que comprar uma placa gráfica nos tempos que correm, é uma missão um tanto ou tão pouco complicada. Afinal de contas, desde 2020, que as coisas não têm estado nada fáceis, seja você um gamer, ou um utilizador mais profissional.
Estamos a falar de toda uma geração de produtos (RTX 30 e RX 6000), que nunca chegou em grandes quantidades às prateleiras, e que apenas agora, começa a aparecer aos preços ditos ‘normais’. Como deve imaginar, é completamente insustentável para o mundo dos computadores, ver este fenómeno a acontecer 3 ou 4x em cada década. É que caso já não se lembre, este fenómeno do desaparecimento e encarecimento das placas gráficas também aconteceu em 2017~2018.
Pois bem, será que o mundo da computação tem de evoluir para um modelo, em que a placa gráfica nem sequer é necessária para jogar? Talvez sim, talvez não… Mas a verdade é que a MSI vai agora lançar um PC, que já não traz uma placa gráfica dedicada. Porquê? Porque o foco está no streaming!
Futuro do PC Gaming passa por computadores sem placa gráfica?
Portanto, na passada sexta-feira, a MSI anunciou o seu novo computador MAG Trident S 5M, a máquina mais recente da linha Trident. No entanto, ao contrário da restante gama da MSI, este computador nem sequer traz a possibilidade de ser configurado com uma placa gráfica à sua escolha. A única forma de comprar este PC, é com um APU AMD, que por sua vez, já traz uma placa gráfica integrada básica.
Porquê? Bem, a MSI sempre foi uma marca focada nos entusiastas, em que todas as gotas de performance são necessárias, para ter a melhor experiência possível. No entanto, neste produto, a ideia é apostar no Cloud Gaming, e também nos jogos mais simples, como é o caso do gaming mobile.
É uma alternativa muito interessante, que atualmente vai provavelmente falhar. Mas que pode muito bem ser o caminho a seguir pela indústria. Afinal de contas, entre fenómenos do mining, encarecimento do material, e crises de produção… Tem de existir uma solução fora da caixa, para mudar o paradigma do mercado.
Entretanto, em termos de especificações técnicas, o MSI MAG Trident S 5M vem equipado com um Ryzen 5700G com 8 núcleos e 16 threads, dois slots M.2 para SSDs, e um máximo de 64 GB de memória RAM DDR4 a 3200MHz. Uma configuração muito competente naquilo que é o seu objetivo primário. Até porque o APU 5700G, é perfeitamente capaz de correr a grande maioria dos jogos eSports mais populares do planeta, sem quaisquer dificuldades.
Para fazer ‘kickstart’ ao streaming de jogos, o PC traz também 30 dias de Xbox Game Pass Ultimate gratuito.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que o futuro está na nuvem? Ou vai sempre preferir ter a placa gráfica bem perto de si, dentro do seu PC Gaming?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!