As chaves dos automóveis evoluíram significativamente ao longo do tempo assim como os comandos. Embora provavelmente esteja a usar a maior parte das funcionalidades que eles disponibilizam sobretudo para trancar ou destrancar as portas, há uma função escondida no comando do seu automóvel que esperamos que nunca tenha de vir a utilizar.
Há uma função escondida no comando do seu automóvel
Estamos a falar do botão de pânico, que é vermelho em alguns comandos, mas não necessariamente. Seja qual for o seu carro, é provável que encontre um botão de pânico no seu comando. Este botão foi concebido para ajudar os proprietários de automóveis em situações de emergência, como quando estão a ser atacados e precisam de chamar a atenção para que alguém possa vir ajudar. Também pode ajudar os proprietários de automóveis a localizar o seu carro mais facilmente numa área com muita gente. Mas como é que um simples botão pode ajudar nestas situações?
Como é que utiliza o botão de pânico?
O botão de pânico destina-se a ser utilizado em situações de emergência, como roubo de automóveis ou tentativa de roubo. Por exemplo, se vir alguém a tentar roubar o seu carro, pode premir o botão de pânico no comando da chave, o que activará o sistema de alarme do seu carro. A buzina do seu carro começará a tocar continuamente, sinalizando ao ladrão que está a ser observado. Com sorte, isso fará com que ele fuja do local.
Além disso, o botão de pânico pode ser útil se alguém tentar assaltá-lo enquanto estiver perto do seu carro e a sua boca estiver tapada com uma mão ou um pano. Nessas situações, premir o botão de pânico chamará a atenção para si e, com sorte, levará alguém a ajudar ou a chamar a polícia.
Além disso, se se esquecer onde estacionou o carro, pode premir o botão de pânico para o ajudar a localizá-lo. Basta seguir o som do alarme para navegar até à localização do seu carro. O botão também tem outras utilizações potenciais. Por exemplo, se tiver uma emergência médica, como um ataque cardíaco, enquanto está sentado no seu automóvel, premir o botão de pânico pode alertar outras pessoas para o seu sofrimento. Na maioria dos carros, o alarme continuará a tocar até que o desligue manualmente ou durante alguns minutos, tornando mais provável que alguém vá ver como está.
Mas nem todos gostam deste botão
No entanto, nem toda a gente é fã do botão de pânico. Já houve muitos casos em que os proprietários de automóveis o carregaram acidentalmente. Isso pode ser especialmente irritante se acontecer a meio da noite, pois o barulho alto pode acordar uma vizinhança inteira. É por isso que se recomenda que mantenha o comando da chave longe da sua cama. Isto enquanto dorme para evitar acionar acidentalmente o botão de pânico.