Cuidado! No dia 19 de Julho deixa de ter estas fotos no Google!

A maioria de nós utiliza o Google Fotos e outros sistemas para guardarmos imagens na Cloud. Isto dá muito jeito. É que no caso de perdermos o nosso smartphone ou de ele ser roubado nunca ficamos verdadeiramente sem nada. No entanto não nos podemos esquecer do que temos guardado, ou pelo menos arquivado. A propósito disto a Google está a avisar os utilizadores para verificarem as suas contas em busca de fotografias antigas que podem ser permanentemente apagadas. Assim a 19 de Julho deixa de ter estas fotos no Google!

Cuidado! No dia 19 de Julho deixa de ter estas fotos na Google!

O gigante da tecnologia está a encerrar um arquivo de álbuns, para alguns pouco conhecido, mas muito importante. É que pode conter algumas memórias preciosas que eventualmente se esqueceu que existiam.

A Google enviou um e-mail de alerta aos utilizadores, informando-os de que têm até 19 de julho para os descarregar. A partir dessa data, os seus dados desaparecem de vez. Entretanto este aviso também está colocado no site.

“As fotos e os vídeos que vê aqui vão deixar de estar disponíveis após 19 de julho de 2023. Pode usar o Takeout para transferir estes itens antes dessa data” pode ler-se no aviso colocado no site.

A pasta oculta contém sobretudo dados do Google Hangouts, bem como conteúdos do Blogger e do Picassa. Mas podem existir outras coisas. De facto, pode conter algumas fotografias em miniatura e comentários ou gostos do álbum.

Também poderá encontrar imagens de fundo que carregou para o Gmail.

Como verificar se tem lá fotografias importantes

Felizmente não é difícil descobrir o que vai perder. Assim tem apenas de visitar o endereço get.google.com/albumarchive e visualizar o que lá está.

Entretanto os utilizadores atacaram a Google nas redes sociais, dizendo que estão confusos com as mensagens.

A melhor forma de garantir que não perde nada é utilizar o Google Takeout. Aliás não perde nada se descarregar tudo aquilo que a Google tem sobre si a cada seis meses. Para além disso o processo é muito simples. Basta ir a takeout.google.com escolher os dados a guardar e depois fazer a exportação.

Se nunca fez isto até é boa ideia escolher tudo e descarregar a totalidade dos ficheiros.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.