Fotografias do Windows 11 tem novidades do Google Fotos!

A app de fotografias do Windows 11 está a receber uma atualização significativa de funcionalidades e está a tornar-se numa opção cada vez mais importante para quem pretende editar ou gerir as suas fotografias no sistema operativo da Microsoft. Em muitos casos para as coisas melhorarem é preciso aprender com os melhores. Neste caso a inspiração para as fotografias do Windows foi o Google Fotos e valeu realmente a pena.

Fotografias do Windows 11 tem novidades do Google Fotos!

Antes do Windows 11, a aplicação de fotografias do Windows 11 nem sempre foi a opção ideal para editar ou manipular fotos. Apenas servia para as vermos. Claro, as coisas mudaram quando a Microsoft começou a colocar mais ênfase nas capacidades desta app.

Numa nova atualização, os utilizadores do Windows Insider podem agora aceder a uma série de novas funcionalidades que elevam a aplicação interna um nível ou dois. Estas funcionalidades inspiraram-se no Google Photos, o que é mais do que bem-vindo.

Em primeiro lugar, o Fotografias do Windows está a adicionar a pesquisa de conteúdo para fotografias com cópia de segurança no OneDrive. Com as imagens na nuvem, os utilizadores poderão pesquisar na aplicação Fotos por identificadores como locais. Por exemplo, pesquisar por “praia” deverá resultar em todas as imagens que contenham algo relacionado com a praia. Esta funcionalidade é enorme em aplicações como o Google Fotos porque simplifica completamente o processo de encontrar fotografias específicas. Esta funcionalidade também está disponível para locais.

Outra adição à aplicação é o suporte para fotografias com movimento em imagens tiradas por dispositivos Samsung ou Google.

Para isto há um novo botão de movimento que pode ser desligado, presumimos.

Além da app Fotos, a Ferramenta de Recorte do Windows também recebeu algo semelhante ao que se passa com o Google Fotos no reconhecimento de texto. No entanto isto até é mais parecido com o que o Google Lens oferece. Assim os utilizadores poderão identificar texto nas fotografias. A partir daí, esse texto pode ser selecionado e copiado.

O que é ainda mais interessante é que a Ferramenta de Recorte agora também funciona como uma aplicação de privacidade. Existe uma opção nas imagens com texto para “Reduzir texto”. De acordo com a Microsoft, existe também um botão de redação rápida que oculta automaticamente e-mails e números de telefone.

Entretanto tudo isto já está está disponível para os Windows Insiders que têm a app de fotografias na versão 2023.11090.13001.0. Para aqueles que não fazem parte do programa e ainda querem funções como o reconhecimento de texto do Windows, talvez seja necessário esperar até o lançamento público.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também