Como sempre, e de facto ao contrário daquilo que era habitual em outros tempos, o verão vai trazer uma nova vaga de smartphones premium. Estamos a falar dos dobráveis da Samsung em julho, dos novos Pixel 10 em agosto e, claro, temos ainda de referenciar a nova fornada de iPhones em setembro.
Porém, este ano há um fator extra no meio da festa… As tarifas. Sim, podem, e provavelmente vão, mexer com os preços em todo o mundo. Portugal não vai fugir.
Galaxy Z Fold 7 pode contar história do preço do iPhone 17. Curiosamente, como fator limitador!
Portanto, apesar de vários indícios de que tudo vai aumentar na segunda metade de 2025, os primeiros rumores apontam para uma Samsung pronta a manter-se fiel aos preços do ano passado. A ser verdade, pode ser um aviso para a Apple! Subir preços pode ser uma má ideia.
Afinal, se os dobráveis, que são sempre mais complicados de produzir (e por isso mais caros) não aumentam. Qual é a desculpa da Apple?
- Nota: Porém, temos de ter em conta que a Samsung já aumentou os preços da sua gama dobrável no ano passado.
De forma muito resumida, segundo os leaks mais recentes, o Galaxy Z Fold 7 vai continuar a custar 1899 dólares nos EUA, enquanto o Flip 7 fica pelos 1099. Por isso, é de esperar que os preços também se mantenham por cá.
O que muda?
Falamos de equipamentos mais finos, com menos vinco no ecrã, e com uma construção cada vez mais “Ultra”. Um nome que teima em aparecer no mundo dos Folds e Flips.
Ora, isto complica a vida da Apple. Com o iPhone 17 Air à porta e os rumores de subida de preços a ganhar força, a marca da maçã vai ter de decidir: ou absorve os custos extra das tarifas, ou transfere (parcialmente) a fatura para o consumidor.
Aqui há vários cenários. A Apple pode:
- aumentar os preços só nos EUA (onde as tarifas apertam),
- subir globalmente de forma mais suave para espalhar o impacto,
- ou manter os preços como estão e sacrificar margem de lucro, à espera de melhores dias.
Ainda para mais, a Apple já não mexe no preço dos iPhones há vários anos. Ou seja, qualquer mexida agora vai parecer aproveitamento. E se a concorrência mantiver os preços, a Apple arrisca-se a perder força, especialmente fora dos EUA.
Vai ser giro de se ver!