Firefox está a morrer lentamente. Menos 46 milhões de utilizadores!

Ainda se lembra dos tempos antes do domínio do Google Chrome? O Mozilla Firefox era a opção mais viável se quisesse fugir ao afamado Internet Explorer. Podemos até dizer que o Firefox era o Google Chrome de antigamente.

Ainda assim, depois de a Google ter lançado o seu browser, e de rapidamente ter ganho o domínio do mercado, o Firefox da Mozilla continuou a ser uma das melhores alternativas do mercado, especialmente no mundo Linux.

Contudo, é cada vez mais inegável que as coisas não estão a correr bem para o navegador da raposa… Afinal, o Firefox perdeu grande parte da sua base de utilizadores nos últimos 3 anos.

Firefox está a morrer lentamente. Menos 46 milhões de utilizadores!

firefox, Firefox 83

Portanto, o Firefox perdeu cerca de 46 milhões de utilizadores nos últimos 3 anos. Números que nos chegam a partir dos próprios dados da Mozilla (Public Data Report), dados esses que foram compilados e tornados ainda mais públicos por um utilizador do Reddit (link). Mas vamos aos números propriamente ditos!

O Firefox tinha cerca de 244 utilizadores ativos mensais no fim de 2018, no entanto, no fim do segundo trimestre de 2021, este número já baixou para 198 milhões.

Na prática, estamos a falar de uma quota de mercado de 3.45% no mundo dos PCs, smartphones e tablets. Com o browser a ficar atrás do Safari (18.65%), e claro, muito atrás do Chrome (65.18%). Curiosamente, continua à frente do Edge, que por sua vez conta apenas com 3.41% da quota de mercado.

Esta queda de 46 milhões é preocupante, mas é apenas mais um grão de areia na vida do browser, que tem vindo a cair desde o fim de 2009. Afinal, nesta altura, o navegador da mozilla tinha cerca de 32% de quota de mercado, ficando atrás do Internet Explorer que por sua vez tinha cerca de 56%. Uma situação que mudou por completo quando o Google Chrome começou a sua ascensão em 2013.

De quem é a culpa?

Isto é uma pergunta complicada, mas é inegável que grande parte da culpa está na própria equipa de desenvolvimento do Firefox. Afinal de contas, a performance continua aquém dos rivais, e o foco na melhoria da Interface acabou por ter um efeito contrário ao desejado.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Água oxigenada: o grande truque para a máquina de lavar

Com o passar do tempo as máquinas de lavar roupa podem acumular uma série de problemas. O calcário é um deles. No entanto, há...

Esta é a melhor forma de limpar a máquina de lavar roupa!

As máquinas de lavar roupa deixam as nossas peças de vestuário limpas, a cheirar bem e frescas. No entanto é fácil esquecermo-nos como é...

Trocar de smartphone: Qual é a melhor altura?

Como deve imaginar, a Leak.pt testa dezenas de smartphones todos os anos, repartidos pelas diferentes gamas de preço deste mercado, como tal, temos uma...

Smartphones dobráveis: Apple não quer e os outros não vendem!

Como estamos fartos de dizer, o smartphone dobrável já não é, de todo, uma grande novidade para ninguém atento ao mundo mobile. Afinal, a...

Este truque deixa mesmo a geleira de praia gelada durante horas?

Todos gostam de um bom truque e nesta altura de calor os mais procurados são aqueles que estão relacionados com as idas à praia....

Se a sua roupa esteve exposta a isto não a coloque na secadora!

Juntamente com as máquinas de lavar roupa, as máquinas de secar tornaram a lavagem da roupa um processo muito mais fácil e rápido do...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados