Caso não saiba, as velhas redes 2G e 3G vão começar a desaparecer em Portugal a partir de Setembro de 2024, algo já confirmado por todas as operadoras. Porquê? Segundo as forncedoras de rede móvel, a ideia passa por melhorar a gestão das frequências disponíveis no espetro, e claro, renovar o foco em novos investimentos em tecnologias mais recentes e mais eficientes (tanto a nível de serviço como no desempenho energético e ambiental).
Desta forma, a descontinuação do 3G é encarada como um passo evolutivo no setor das telecomunicações. O que também prossupõe que todas as ligações móveis comecem a ter como base apenas as redes 4G e 5G, isto se existir cobertura, claro.
Curiosamente, isto não é um problema apenas e só em Portugal.
Existem outros países Europeus com planos para acabar com as redes 2G e 3G, o que por sua vez também mete outras infraestruturas em risco. Um excelente exemplo é o Reino Unido! Onde a grande maioria dos contadores inteligentes poderão ter de voltar a ser substítuidos, devido ao facto da comunicação se basear nos já referidos protocolos de comunicação sem fios.
Porém, ao contrário daquilo que muitas publicações afirmam, em Portugal não vamos ter este problema ‘chato’. Vai ser preciso mexer na rede, mas o seu contador veio para ficar. Em suma, não vai ser necessário voltar a ter um técnico a bater à porta.
Fim do 2G e 3G pode afetar até os Contadores Inteligentes!
Portanto, a instalação em massa de contadores inteligentes em Portugal é ainda bastante recente, e por isso mesmo já teve esta situação em conta.
Assim, apesar do facto de alguns contadores (os primeiros a serem instalados) terem como base comunicação 2G ou 3G, a grande maioria dos contadores mais recentes contam com um modem PLC que passa a informação das contagens (sejam estas de luz, gás ou água) através da rede elétrica, isto em vez de uma rede móvel sem fios.
Sim, a infraesrutura atual ainda precisa de uma conectividade 2G ou 3G para posteriormente mandar todas as recolhas para um servidor central. Sendo exatamente por isso que terá de existir uma intervenção na rede. Mas, em sua casa, nada vai ser trocado. Não tem de estar preocupado.
Na verdade, mesmo os contadores inteligentes com capacidades 2G e 3G podem apenas levar uma intervenção simples de troca de cartão ou modem, em vez de serem completamente retirados e trocados por outros contadores.
O que é um Contador Inteligente?
O que é um contador inteligente e como funciona? Um contador inteligente (ou smart meter) é um contador que regista a eletricidade consumida em pequenos intervalos de tempo. Se estiver em telecontagem, o contador inteligente permite enviar leituras de forma automática e faturar apenas consumos reais.
Redes 2G e 3G vão desaparecer em Portugal?
Sim, mas a transição vai ser gradual, e segundo as operadoras, muito suave.
Dito isto, todas as operadoras à exceção da MEO têm planos para começar a desligar estas redes a partir do Verão de 2024. (A MEO já começou o processo, com planos para o terminar em Janeiro de 2024.)