Quem nunca arriscou jogar à roleta do depósito, ignorando o aviso da reserva e acreditando que o carro ainda aguenta mais uns quilómetros? Mas a verdade é que, ao fazer isso, podes estar a destruir o motor sem saber. Ficar sem combustível não é apenas um incómodo. Na prática trata-se de um pesadelo mecânico silencioso que pode custar centenas de euros em reparações. E sim, tudo começa muito antes de o carro parar.
A gasolina (ou gasóleo) faz mais do que pensas
O combustível serve, claro, para fazer o carro andar. Mas também tem outro papel essencial: arrefecer e lubrificar o sistema de alimentação.
Dentro do depósito está a bomba de combustível, que funciona submersa na gasolina ou gasóleo. Quando o nível desce demasiado, essa bomba começa a puxar ar em vez de combustível e isso é o início dos problemas.

Sem o líquido a arrefecer e lubrificar, a bomba aquece, desgasta-se e pode queimar. Substituí-la custa entre 400 e 600 euros, dependendo do carro.
O perigo escondido no fundo do depósito
Entretanto nos carros mais antigos, há ainda outro risco: a sujidade acumulada no fundo do depósito. Quando o combustível está baixo, essa mistura de poeira, ferrugem e resíduos é sugada pela bomba e enviada para o motor.
Resultado? Entupimentos, falhas de arranque e perda de potência. É como obrigar o carro a respirar ar sujo.
O motor paga o preço
Quando a bomba começa a puxar ar, a mistura entre combustível e ar deixa de ser precisa.
Nos motores modernos, essa proporção é crucial qualquer variação pode causar falhas, engasgos e sobreaquecimento.
Essas falhas podem provocar o temido “knocking” (bater de válvulas) e até danificar os pistões e as paredes dos cilindros. Nos casos mais graves, o motor pode gripar por completo.
O estrago chega até ao escape
Entretanto ficar sem combustível não afeta apenas o motor. Assim o catalisador, responsável por reduzir as emissões poluentes, também sofre. Para além disso quando o motor falha, o combustível não queimado vai parar ao escape, sobreaquecendo o catalisador e ele pode derreter internamente.
Uma nova unidade pode custar mais de 1.000€ em certos modelos.
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