Esta ferramenta desaparecida ainda está no Windows 11!

A Microsoft introduziu muitas alterações de design no Windows 11 21H2, mas não renovou o Gestor de Tarefas até à atualização 22H2. Com esta atualização de funcionalidades, o Gestor de Tarefas recebeu uma revisão da interface do utilizador e algumas funcionalidades. Seria de esperar que a antiga ferramenta já tivesse desaparecido há muito tempo, mas ela ainda existe no Windows 11.

Esta ferramenta desaparecida ainda está no Windows 11!

O conhecido utilizador Albacore descobriu que o antigo Gestor de Tarefas ainda faz parte do Windows 11, mas não é iniciado quando pressiona o atalho Ctrl + Shift + Esc. Em vez disso, deve mergulhar na pasta Windows na unidade C e aceder à pasta SysWOW64.

Como encontrar o antigo Gestor de Tarefas?

Basta abrir o Explorador de ficheiros e colar “C:\Windows\SysWOW64\Taskmgr.exe” na barra de endereços ou na caixa de diálogo Executar e pressionar Enter para iniciá-lo. Pode até criar um atalho no ambiente de trabalho ou na barra de tarefas como uma solução mais conveniente.

Mas lembre-se que não pode utilizar o antigo e o novo Gestor de Tarefas em simultâneo.

- Advertisement -

Não é possível iniciar o antigo quando o novo já está em execução, e vice-versa. Portanto, inicie um após fechar a janela do Gerenciador de Tarefas já aberta.

Se compararmos as duas aplicações, a principal alteração visual é a adição de um novo menu de hambúrguer. Este coloca todos os separadores no menu vertical do lado esquerdo e pode ser expandido para revelar as etiquetas dos ícones.

No entanto, muitos utilizadores não gostaram da adição de ícones confusos ao menu vertical. A antiga interface com separadores era muito mais conveniente para alternar entre várias secções. Não era necessário adivinhar o significado de cada ícone. Mas o novo Gestor de Tarefas é interessante.

O novo Gestor de Tarefas suporta temas para utilizar no modo claro ou escuro. Esta definição não existe na versão antiga. Entretanto várias miniaplicações do Painel de Controlo não têm suporte para temas e parecem deslocadas no modo escuro do Windows 11.

Com o novo design, o Gestor de Tarefas transferiu todas as opções da barra de menus para a página de definições da aplicação dedicada. Aqui, é possível aceder a todas as opções antigas, como a página inicial predefinida, a gestão de janelas, a velocidade de atualização em tempo real e mais definições avançadas e de personalização.

Depois, existe o Modo de Eficiência – uma forma de gerir o consumo dos processos em execução. Pode colocar processos de terceiros no Modo de Eficiência para reduzir o consumo da CPU e libertá-la para outras tarefas. No entanto, os processos do sistema não oferecem essa flexibilidade.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.