Os recentemente lançados Galaxy S24, apesar de tudo aquilo que tem vindo a ser dito, não são os primeiros smartphones do mercado a apostar forte e feio na Inteligência Artificial, essa honra fica para os Pixel 8 da Google. Ainda assim, ao contrário da Google, é inegável que os novos smartphones topo de gama da Samsung vão ser capazes de levar o IA às massas.
Porém, enquanto a Google nunca falou de pagamentos extra para ter acesso a IA, ficando sub-entendido que o preço do processamento está embebido no preço do smartphone… A Samsung quer utilizar uma estratégia diferente.
O que levanta uma série de questões muito interessantes! A mais importante delas todas cabe a nós decidir.
Faz sentido pagar por IA no nosso smartphone?
Portanto, apesar do facto de alguma da magia do IA acontecer no próprio smartphone, a realidade é que o hardware mobile atual é ainda incapaz de oferecer um processamento competente e eficiente o suficiente para as exigências atuais dos algoritmos em que se baseia a Inteligência Artificial.
Por isso, para oferecer algo mais tangível e mais interessante, as grandes fabricantes têm apostado no processamento na nuvem. Ou seja, quando edita alguma foto, resume um podcast, ou traduz uma mensagem, está tudo a ser feito num servidor a quilómetros de distância, e não no seu smartphone.
No fundo, tudo isto acaba por ser um pouco indiferente para o utilizador. Afinal, se o resultado é bom, e tudo funciona de forma extremamente rápida… Acontecer no smartphone ou fora dele vai dar ao mesmo.
Pois… O problema é que o processamento na nuvem tem um preço!
Um preço que pode muito bem vir a passar para si já em 2025.
É algo que eu muito honestamente não consigo acreditar que aconteça no imediato, ou seja, nos próximos 1~2 anos. Mas pode vir a acontecer num futuro muito próximo, mais concretamente quando as funcionalidades IA começarem a ser indispensáveis para a grande maioria dos utilizadores, incluindo os mais casuais. Como é óbvio, ainda não estamos lá, mas é muito provável que isso aconteça eventualmente.
O que levanta uma outra questão. Se for para pagar, quanto é aceitável?
Está pronto a pagar uma outra subscrição mensal? Ou prefere pagar uma única vez e nunca mais pensar na coisa? Aqui vale a pena salientar que esta “subscrição” pode vir a incluir modelos mais antigos, que claro está, têm menos capacidades de processamento local.
Ou seja, à medida que o tempo passa, a Samsung, bem como outras fabricantes, pode lançar novos modelos com IA incluído no preço, enquanto oferece uma subscrição para abrir o processamento na nuvem aos modelos mais antigos.
O que seria interessante para quem tem um smartphone antigo mas ainda muito capaz para os tempos que correm, ao mesmo tempo que abriria uma nova fonte de receita para a fabricante, que também a motivaria a estender o suporte a aparelhos mais antigos.
Dito tudo isto, eu possivelmente não me importaria de pagar para ter acesso a IA, porém, têm de ser funcionalidades bem diferentes das atuais. Na minha opinião, ainda só tivemos acesso a IA “lite”. Quando chegarmos à IA “Pro”, podem vir com conversas de pagamentos.
Ademais, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!