Inicio Ciência Faltam poucos dias para o Japão aterrar num asteróide

Faltam poucos dias para o Japão aterrar num asteróide

Já passaram dois meses desde que o programa espacial do Japão, JAXA, chegou a um asteróide conhecido como Ryugu. A missão começou em 2014, e levou a sonda Hayabusa-2 da JAXA num caminho de três anos para alcançar esta rocha espacial em forma de bolo. Agora, o Japão anunciou quando vai dar início ao processo de pousar no asteróide.

Como devem imaginar aterrar num asteróide que está a atravessar o espaço não é propriamente uma tarefa fácil. A sonda é constituída por várias partes e, enquanto a “nave-mãe” da Hayabusa-2 permanecer em órbita à volta do asteróide, ela vai enviar as sonda robóticas para estudarem o asteróide.

A BBC informa que a JAXA vai implementar as suas primeiras bases no dia 21 de setembro. A nave principal de maiores dimensões vai depois enviar os robôs para a superfície.

Os robôs que se vão deslocar na superfície do asteróide não são rovers no sentido tradicional da palavra, mas serão capazes de se movimentar. Em vez de utilizarem rodas, os minúsculos veículos vão poder saltar para novos pontos, contando com a atração gravitacional do asteróide para os trazer de volta.

Assim que a primeira fase estiver concluída, um segundo desdobramento da nave-mãe vai ter início a 3 de outubro. Deste modo, um equipamento totalmente diferente e denominado Mascot vai cair na superfície do asteróide. Mascot – que é a abreviatura de Mobile Asteroid Surface Scout – está repleto de ferramentas que transmitem dados aos cientistas da JAXA. Ao contrário dos outros robôs, este apenas se consegue reposicionar.

Com a ajuda de todos estes robôs, os cientistas esperam recolher uma grande quantidade de informações. Os bots não só vão enviar imagens de alta resolução da superfície do asteróide, como também analisam localmente os materiais que compõem a sua superfície.

Ao descobrirem exatamente a composição do asteróide, os investigadores vão poder compreender melhor os processos através dos quais ele (e o resto do Sistema Solar) se formaram. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...