Esta é a razão do apagão no Facebook, Whatsapp e Instagram!

O Facebook, o Instagram e o WhatsApp estão em baixo esta segunda-feira e isto está a causar enormes transtornos a milhões de utilizadores. Se até aqui não se sabiam as causas, agora uma delas já é conhecida. No entanto, há outra grande suspeita que se pode passar algo mais. Vamos então olhar para a razão do apagão no Facebook, WhatsApp e Instagram e olhar para outra suspeita.

Esta é a razão do apagão no Facebook, Whatsapp e Instagram!

Os especialistas em segurança já revelaram que existe um problema ao nível do DNS. O DNS é como se fosse a lista de contactos da Internet. Ou seja, diz-nos a que IP corresponde cada endereço. Por exemplo, diz-nos que www.facebook.com corresponde a 12.31.32.3. Ora se os servidores de DNS não estiverem a funcionar podemos escrever www.facebook.com ou www.instagram.com no browser que ele não vai levar a lado nenhum. As apps também precisam que os servidores de DNS estejam a funcionar. Ora se não conseguem comunicar com os endereços também não funcionam. Tal como acontece com o computador!

Dada a razão do problema, Roland Dobbins, engenheiro na empresa de segurança digital Netscout, afirma que o serviço será restaurado de forma gradual mas vai demorar. Isto porque tudo o que envolve DNS requer propagação e como tal demora, sobretudo até que as alterações chegam a todo o lado a nível mundial. Isto também significa que algumas localizações vão voltar a ter acesso a estes serviços antes de outros.

Mas há mais uma questão a atrasar a resolução. É que de acordo com uma jornalista americana os funcionários do Facebook não estão a conseguir aceder às instalações porque os cartões de acesso não estão a funcionar.

Mas a CNN fala de outra razão bastante estranha que pode estar na origem deste problema.

É que este apagão surgiu logo a seguir à transmissão do programa “60 Minutes” onde foi revelado que o Facebook está a par da forma como a plataforma é utilizada para espalhar ódio, violência e informações falsas e não faz nada para isso. Foi dito então que o Facebook tentou apagar estas evidências. No entanto como refere a CNN o Facebook refutou essas acusações.

O que é certo é que este problema ainda vai continuar.

Roland Dobbins, principal engineer at digital security firm Netscout, said Facebook will likely work to gradually restore service, and that it could take some time for routed internet traffic “to be received and propagated worldwide.”

Portanto, quem utiliza o Facebook Messenger, o WhatsApp e o Instagram não está a ter uma tarde nada fácil. Assim, estão a ocorrer problemas a nível global que se começaram a verificar há alguns minutos. Embora uns ainda consigam aceder ocasionalmente ao serviço, outros estão a ter problemas ca nível global. De facto, as pessoas tentam enviar mensagens e não conseguem.

Os dados da plataforma DownDetector que nos dá sempre uma grande ajuda a perceber se estes problemas são do nosso computador ou gerais, mostraram logo isto. Muitas pessoas queixam-se de não conseguirem enviar mensagens de texto ou receberem chamadas nestas populares aplicações de mensagens.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados