A Meta (empresa mãe do Facebook, Instagram e WhatsApp) tem grandes planos para a sua inteligência artificial e, como já seria de esperar, está disposta a tudo para alimentar a sua nova criatura.
Assim, depois de ter usado publicações públicas do Facebook e Instagram para treinar o seu modelo, agora a Meta quer convencer-te a dar acesso total à galeria do teu smartphone.
Tudo com a desculpa de sugerir “ideias criativas” para partilhar no Facebook.
Como é óbvio, tenha muito cuidado com isto!
O que está em causa?
A nova funcionalidade, que já está em teste nos EUA e Canadá, e aparece como uma notificação aparentemente inocente. A pergunta? “Permitir processamento na cloud para obter ideias criativas a partir da tua galeria?”. Traduzido! Todas as tuas fotos serão enviadas para os servidores da Meta, onde a IA terá acesso a tudo.
Segundo a empresa, as imagens não têm como objetivo melhorar anúncios personalizados ou treinar o modelo. Só que… é a Meta. A mesma empresa que já foi apanhada a fazer tracking de utilizadores sem consentimento, a vender dados a terceiros e a meter-se em escândalos como o da Cambridge Analytica.
O que pode correr mal?
Antes de mais nada, pensa bem no que tens guardado na tua galeria. Fotos de documentos, screenshots de passwords, conversas privadas, imagens íntimas, fotos dos teus filhos, sobrinhos, etc… Mesmo que não tenham acesso direto às mensagens privadas, tudo o resto pode ir para dentro do mesmo saco.
Além disso, as políticas de utilização da IA da Meta não garantem, preto no branco, que essas fotos não podem treinar modelos futuros.
Como desativar?
Em suma, se já aceitaste sem pensar muito, ainda vais a tempo de voltar atrás. Vai às definições do Facebook, entra na secção das sugestões da galeria e desativa a opção “Obter ideias criativas ao permitir processamento na cloud da galeria de câmara”.
Recomendação clara: nunca atives esta funcionalidade. Nem agora, nem no futuro. Mesmo que a Meta venha a “explicar melhor” os termos.
Entretanto, se um dia isto chegar ao Instagram, desativa lá também.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!