Muitos fabricantes estão preocupados com a privacidade dos utilizadores. Exemplo disso é a Apple que já fez muitas alterações ao iOS 14.5. Assim, vai ser muito mais complicado para os programadores recolherem informações dos utilizadores Apple. O mesmo se vai passar com o Android 12 como já foi anunciado. Assim, a Google já não vai partilhar abertamente informações dos utilizadores. Pode segui-los mas os dados estarão seguros e protegidos. Mas e o que se passa com o Facebook Messenger e os dados? Já lá vamos!
Facebook Messenger recolhe uma quantidade ENORME de dados!
Para perceber o impacto de tudo isto a empresa Invisibly realizou um estudo e concluiu que 82% das pessoas estão de acordo com as medidas que as empresas estão a implementar e que limitam a recolha de dados. Para além disso, 76% não gostam de receber anúncios direcionados online e exigem que esta prática pare. 68% acham que a privacidade dos dados é muito importante. Surpreendentemente, pelo menos para nós, é que 11% (mais homens do que mulheres) não se importam de receber anúncios online direcionados.
Mas há mais números interessantes que chegam deste estudo. A partir de 16 de maio, 15% dos utilizadores da Apple deram permissão a aplicações de terceiros para serem seguidos. Lembro que recentemente, a Apple começou a lançar a atualização iOS 14.5, que traz a chamada funcionalidade Transparência. Ela exige que os programadores perguntem aos utilizadores se querem fornecer dados pessoais com o objetivo de enviar anúncios online.
Curiosamente, existem aplicações que requerem mais dados do que outras. Na categoria de Mensagens e Chamadas de Vídeo, o Facebook Messenger está no topo da lista e recolhe os dados mais pessoais. Ao mesmo tempo, a Cisco Webex Meetings recolhe os dados menos importantes. Consequentemente, nas aplicações sociais, o Facebook recolhe os dados mais pessoais. Pelo contrário, o Clubhouse recolhe o mínimo.
Na categoria “Navegação”, o WAZE está no topo, mas a InRoute não partilha quaisquer dados.
Obviamente, as aplicações mais populares obtêm a maioria dos dados. Mas há aplicações que não precisam de nenhuns. Para sobreviver, cobram uma taxa pela utilização da app. Além disso, outras têm compras in-app.
Finalmente, o estudo mostra que as redes sociais e as aplicações de entrega de alimentos são os que mais requerem mais dados dos utilizadores. Compras, Encontros e Pagamentos também estão no top 5.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!