Advertisement
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Facebook apostou no reconhecimento facial. Mas vai apagar tudo

A tecnologia que dá vida às muitas funcionalidades de reconhecimento facial é obviamente muito interessante, mas na opinião de muitos, um ataque à nossa privacidade. Por isso, o Facebook (Meta) decidiu desistir da sua implementação nas suas redes sociais, ao mesmo tempo que também promete apagar todos os dados recolhidos até agora.

Facebook apostou muito no reconhecimento facial. Mas vai apagar tudo

Facebook posts

Portanto, depois de termos visto o Parlamento Europeu a atacar a tecnologia, o próprio Facebook decidiu voltar atrás, ao desativar todas as funcionalidades implementadas nas suas muitas redes sociais, ao mesmo tempo que também prometeu apagar os dados faciais de mais de mil milhões de utilizadores registados.

Facebook dava uso à nossa Face? como assim?

Bem… Como está no próprio nome da rede social, a face dos utilizadores é super importante. Por isso, já há alguns anos que a plataforma tem vindo a fazer scan de vídeos e de fotos, de forma a criar uma espécie de “template” da nossa face. Para quê? Para posteriormente, ativar algumas funcionalidades extra.

É exatamente por isto, que se por ventura alguém publicar uma foto sua, ou uma foto de grupo onde esteja, irá receber uma notificação a dizer que não foi identificado.

Curiosamente, é uma funcionalidade que também pode funcionar como proteção, visto que se por ventura alguém tentar clonar a sua conta de Facebook, a rede social vai ser capaz de identificar o “ataque” à sua pessoa.

No entanto, devido ao atual ambiente à volta do Reconhecimento Facial, a gigante das redes sociais decidiu desistir das suas implementações. Claro que a empresa afirma que estes dados nunca saíram dos seus servidores. Ainda assim, vai ser tudo apagado.

Provavelmente, este não vai ser o fim da tecnologia na rede social! Visto que parece ser uma jogada para meter alguma pressão nas autoridades reguladoras. Ao fim ao cabo, ainda não existe um conjunto de regras definidas, e isso é sempre perigoso para qualquer empresa. Especialmente uma como o Facebook, que precisa de ter os seus utilizadores ‘contentes’.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Sabia que o Facebook tinha um “template” da sua face na sua base de dados? Como se sente com esse conhecimento? Há problema? Prefere ter mais funcionalidades? Ou tem medo pela sua privacidade? 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também