Exynos 9810 do Samsung Galaxy S9 quebra recordes !

Os primeiros testes feitos ao Samsung Galaxy S9 com o processador Exynos 9810 impressionam ! Com uma perfomance single-core nunca antes vista no eco-sistema Android

Samsung Galaxy S9 Exynos 9810

Estes testes foram feitos pela AnandTech na MWC 2018

Os resultados do novo processador da Samsung que contém 4 núcleos Exynos M3 indicam que a empresa Sul Coreana conseguiu exceder o desempenho de virgula flutuante single-core por um fator maior do que dois!

Em paralelo, também melhorou os seus resultados em números inteiros por 70% em comparação com o Exynos 8895 que equipou as variantes internacionais do Galaxy S8 e Galaxy Note 8.

Estes resultados levam o processador mais recente da Samsung aos níveis de eficiência do Apple A10 que equipa o iPhone 7, no entanto ainda um pouco aquém do A11 que se encontra dentro do iPhone 8 e iPhone X.

Enquanto o Samsung Exynos 9810 oferece uma frequência de relógio de 2.9GHz, os testes iniciais indicam uma implementação com uma frequência máxima de 2.7GHz, apenas alcançável com um único núcleo activo.

A frequência deste processador quando é usada numa configuração dual-core baixa para os 2.3GHz, baixando ainda mais para os 1.8GHz, quando três ou quatro núcleos funcionam em simultâneo.

Samsung Galaxy S9 Exynos 9810

Processador Gráfico

O novo processador gráfico(GPU) Mali G72MP18 opera a uma velocidade de 572MHz, uma melhoria incremental em relação ao seu antecessor, o Mali G71MP20 que tem uma frequência máxima de 546MHz.

Nem tudo são boas notícias…

Alguns testes concebidos para avaliar a performance em casos de uso reais, como navegação web e alguma escrita mostrou resultados um pouco preocupantes.

Ao ultrapassar os resultados do Exynos 8895 por muito pouco e ficando bastante longe dos resultados do Snapdragon 845 que deverá ser o processador encontrado em todos os Galaxy S9 vendidos na América do Norte e na China.

Claro que estes resultados podem não ser fidedignos, tendo em conta que foram executados em aparelhos de exposição cheios de software de fábrica duvidoso, mais testes serão feitos quando tivermos os aparelhos nas nossas mãos.

Embora no geral, o desempenho do novo chip ter sido superior ao do Snapdragon 845, o novo processador da Qualcomm conseguiu resultados 35% superiores no GFXBench Manhattan GPU benchmark no qual o Exynos 9810 conseguiu apenas mais 7% que o seu antecessor.

Os resultados no teste T-Rex foram muito mais próximos, por isso não se preocupe, estas pontuações não significam que irá ficar mais bem servido com a versão Exynos ou com a versão Snapdragon, tal e como todos os Galaxy S desde 2015, estes dois processadores são equivalentes no seu desempenho.

Vamos esperar mais um pouco, para vermos os resultados reais !

Fonte